O nível de alfabetização de crianças entre 6 e 7 anos alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública da Paraíba voltou a subir após da pandemia. Os dados são do 1º relatório de resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que é um programa do governo federal lançado em julho do ano passado, e foram divulgados nesta terça-feira (28).
Segundo os dados, a Paraíba também superou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia de Covid-19. Em 2019, o desempenho apresentado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi de 45%. Já em 2021, durante a pandemia, o indicador foi de 39%.
O patamar paraibano é um pouco menor do que o nacional, que é de 56%. No país, o nível alcançado pela nova política é parecido com o percentual de estudantes alfabetizados no Brasil em 2019, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que era de 55%.
No ano de 2023, 51% das crianças paraibanas estudantes das redes públicas alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental, ou seja, foram alfabetizadas na idade considerada certa.
Redação
O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…
Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…
A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…
Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…