Categorias: Paraíba

Representante do Bird conhece dessalinizadores na PB

PUBLICIDADE

O especialista em sistemas de água e projetos sanitários do Banco Mundial, Luís Alfonso Alvestegui, conheceu, entre os dias 26 e 28 deste mês, nas comunidades rurais dos municípios de Barra de São Miguel, Amparo, Sumé e Santo André, projetos de abastecimento d’água, dessalinizadores e outras ações produtivas. A segunda missão do Banco Mundial encontra-se na Paraíba, desde terça-feira (25), e permanece até esta sexta-feira (28). Eles estão supervisionando e apoiando na execução do Paraíba Rural Sustentável/ Projeto Cooperar.

No município de Barra de São Miguel, Luis Alfonso, representando Javier Jahnsen, da Gerência de Resultados do Bird e Ditmar Alfonso Zimath, consultor do Banco Mundial, que permaneceram na sede do Cooperar dando continuidade à reunião de supervisão para implementação do projeto, conheceu nas comunidades de Riacho Fundo e da Cruz, os sistemas de abastecimento d’água completos que contemplam 108 famílias com água nas torneiras e outro poço para o consumo animal.

Alfonso estava acompanhado de Gilson Frade, assessor da coordenação geral do Cooperar, que na ocasião representava o secretário executivo do órgão, Omar Gama, além de Francisco Costa, coordenador do Componente II e dos gerentes regionais Assis Delgado (Sumé) e Sebastião Oliveira (Soledade). Eles foram recepcionados pelo prefeito João Batista Truta, pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Barra de São Miguel, Pedro de Sousa Santos e pela presidente da Associação Comunitária de Riacho Fundo e da Localidade da Cruz, Cida Gomes.

No Assentamento Fazenda Mata, na cidade de Amparo, Alfonso teve a oportunidade de conhecer o sistema de dessalinização produtivo que tem a missão de dessalinizar a água para o consumo humano e, ainda, faz utilização da água concentrada do equipamento para produção de peixes e irrigação da erva sal (forrageira).  No município de Sumé, na comunidade Pitombeira, o sistema de dessalinização simples tem por meta produzir água potável para o consumo humano sem a utilização produtiva do concentrado. Este projeto é disponibilizado apenas para o uso animal e outras utilidades com evaporação do excedente salino.

Também na comunidade Lagoa, pertencente ao município de Santo André, Alfonso pôde ver o sistema de dessalinização vertical que produz água potável para o consumo humano com utilização do concentrado para uso animal e fins domésticos, possibilitando, também, a utilização para ações produtivas. Esses três dessalinizdores foram construídos pelo Programa Estadual Água Doce, em parceria entre os Governos estadual e federal através do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Sirhma) e do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase). Nessas localidades, Luís Alfonso foi conduzido pelo coordenador estadual do programa Água Doce, Robi Tabolka.

“Foi uma visita muito produtiva onde pude observar o funcionamento de um abastecimento d’água completo e outro complementado pela própria comunidade, além da parceria das prefeituras com a sociedade que considero muito importante”, disse Luís Alfonso, acrescentado que a tecnologia dos dessalinizadores só veio ajudar a essas comunidades e que a perspectiva do Banco Mundial é continuar prestando assistência ao homem do campo.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Filme de ação em Mamanguape: PRF intercepta veículo roubado e perseguição termina em tiroteio e suspeito ferido

Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…

28 de novembro de 2024

Descontrole nos gastos e populismo

Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…

28 de novembro de 2024

Teste do pezinho: 15 municípios não têm sequer sala para coleta do exame; MPPB cobra instalação

Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…

28 de novembro de 2024

Procon de CG conta com aplicativo para consumidores registrarem reclamações durante a Black Friday

Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…

28 de novembro de 2024

Justiça da PB condena Hapvida por negar cirurgia reparadora após bariátrica a beneficiário

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024