Quem planeja aproveitar o último final de semana de 2024 nas praias do litoral da Paraíba deve estar atento a um alerta da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Em relatório divulgado nesta semana, a Sudema indicou três trechos do litoral como impróprios para o banho de mar. A balneabilidade das praias é monitorada periodicamente e, segundo o documento, válido até o dia 03 de janeiro de 2025, esses locais devem ser evitados por banhistas.
Em João Pessoa, o trecho impróprio está na Praia de Jacarapé, especificamente em frente à rua do Centro de Convenções e próximo à desembocadura do Rio Cuiá. Em Pitimbu, a orientação é para evitar a praia da Guarita, especialmente em frente à desembocadura do riacho Engenho Velho. Esses locais não foram considerados adequados para atividades de banho e natação, devido à qualidade da água, que pode apresentar riscos à saúde.
Apesar desses pontos negativos, as demais praias monitoradas nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Mataraca, Baía da Traição, Conde e Pitimbu foram classificadas como próprias para o banho, oferecendo condições mais seguras para o lazer.
A Sudema reforça a importância de seguir essas orientações, principalmente neste período de férias, para que o lazer nas praias seja saudável e sem contratempos.
O que é balneabilidade das praias?
De acordo com a Sudema, a balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão.
Para a avaliação, é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, que devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favorável ou não.
Os corpos d’água contaminados por esgoto doméstico, por exemplo, podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários. Crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, são as mais suscetíveis a desenvolver doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas.
Doenças transmissíveis em praias com água contaminada
Doenças transmissíveis por meio de água contaminada são uma preocupação em praias. Embora a maioria das doenças relacionadas ao banho não seja grave, elas podem causar uma variedade de sintomas, como enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça e febre.
Além disso, infecções em áreas como os olhos, ouvidos, nariz e garganta também são possíveis. Em praias altamente contaminadas, os banhistas podem estar expostos a doenças mais graves, incluindo disenteria, hepatite A, cólera e febre tifoide.
A contaminação da água pode ocorrer de várias formas, como esgoto não tratado, descarga inadequada de resíduos e poluição causada por atividades humanas. A falta de infraestrutura sanitária adequada e o manejo inadequado dos resíduos são fatores contribuintes para a contaminação da água.
É essencial o monitoramento regular de qualidade da água e para que sejam tomadas medidas que minimizem as possibilidades de contaminação. Os banhistas também devem tomar precauções, como evitar engolir água, lavar as mãos antes de comer e após usar o banheiro, e procurar áreas de praia com melhores condições sanitárias.
A conscientização sobre os riscos associados à água contaminada é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos frequentadores das praias.
Redação
As apostas exclusivas para a Mega da Virada começaram em 18 de dezembro e podem…
O deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos), futuro presidente da Câmara dos Deputados, conversou com o…
A Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou a presença da subvariante XEC do coronavírus no…
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) deu início a uma inspeção urgente na…
A disputa entre a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (30), disponibiliza 1.061…