Categorias: Paraíba

Nova versão do “MP Virtual” para a área extrajudicial começa a ser implantada no MPPB

PUBLICIDADE

Uma nova versão do sistema “MP Virtual” para a área extrajudicial começou a ser utilizada na semana passada no Ministério Público da Paraíba. A primeira promotoria a receber o piloto do sistema é a de Cuité que, de acordo com a diretora de Tecnologia da Informação, Inez Cândido, servirá de parâmetro para a implantação nas demais promotorias.
 
 

Segundo informações da Ditec, 134 processos estavam cadastrados na versão anterior do sistema e foram migrados para a nova. “Haverá um acompanhamento e análise da utilização do sistema na promotoria de Cuité para, a partir disso, fazermos a implantação nas outras promotorias do estado”, afirma Inez Cândido.
 
 
 

Na última terça-feira (26), uma equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação formada pelo chefe de Desenvolvimento de Sistemas, Bruno Coitinho, e pela servidora Soila Pereira realizou um treinamento com os promotores Eduardo Torres e Danielle Lucena, com assessores e servidores da promotoria. Também foi instalado um scanner que vai permitir que todas as peças do processo estejam no sistema.

Segundo Bruno Coitinho, a nova versão do “MP Virtual” possui maior facilidade de utilização e está de acordo com as tabelas do Conselho Nacional do Ministério Público. Ela também permite controle de prazos e assinatura digital por meio da carteira funcional com certificação digital. “Além disso, consome menos banda de internet”, acrescenta Bruno Coitinho.
 

 

Outro ponto de destaque da nova versão do sistema é sua integração ao Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público. “A partir do momento em que é publicada uma portaria designando o promotor para determinado local, ele já ganha acesso naquela promotoria”, explica Bruno Coitinho.
 

 

O chefe do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas destaca ainda que o novo sistema possui separação de perfis. Isso significa que o promotor que, na versão anterior, visualizava todos os processos em trâmite na promotoria, agora só visualiza os que estão designados para ele. “Existe o perfil de promotor e o de servidor, que conta com os serviços de cartório”, complementa.
 
 
 

O sistema também utiliza o protocolo https, garantindo maior segurança aos usuários. Além disso, ele exporta todas as peças do processo em PDF único. A nova versão foi desenvolvida pelos servidores Bruno Coitinho, Viviane Leal e Eduardo Ribas. Posteriormente, o “MP Virtual” será ampliado para os procedimentos administrativos da Procuradoria-Geral de Justiça.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024