Categorias: Paraíba

Novo corregedor do Conselho Superior do Ministério Público é empossado

PUBLICIDADE

Foi realizada, na tarde desta terça-feira (11), a solenidade de posse do novo corregedor-geral do Ministério Público, o procurador de Justiça Alcides Jansen, e dos novos membros do Conselho Superior do MPPB, os procuradores de Justiça Nelson Lemos, Kátia Rejane Medeiros, José Roseno Neto, Marcos Navarro e Marilene Carvalho.

A solenidade foi realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. Também foram empossados como suplentes do Conselho Superior os procuradores de Justiça Francisco Sagres Macedo, Lúcia de Fátima Maia e José Raimundo de Lima.

Jansen foi eleito corregedor-geral pelo Colégio de Procurador de Justiça em dezembro do ano passado para substituir o procurador Paulo Barbosa de Almeida. O novo corregedor-geral falou sobre a importância de ocupar o cargo. “Não há dúvida de que é de extrema importância para a carreira de qualquer membro do Ministério Público ocupar a corregedoria. Para mim, é a oportunidade de rememorar um período muito agradável de minha vida que se deu há dez anos, quando fui promotor-corregedor. Meu objetivo é o do fortalecimento da unidade instituicional e de uma atuação resolutiva”, lembrou. Na avaliação do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o trabalho que será desenvolvido pelo novo corregedor-geral será importante para colocar em prática as ações, metas e projetos previstos no planejamento estratégico da instituição para os próximos cinco anos. “Dr. Alcides tem todos os méritos para ocupar o cargo de corregedor-geral. A perspectiva é de que ele imprima o seu estilo e forma de trabalhar. Temos a esperança de que as coisas possam acontecer e Alcides tem o nosso apoio incondicional para a realização dos trabalhos”, enfatizou.

Alcides Jansen também destacou o compromisso por ele assumido com a consolidação e efetivação do planejamento estratégico traçado pela instituição, em 2010. “De fato, uma das atribuições da corregedoria é o levantamento de dados que demonstre o resultado dos trabalhos das atividades funcionais dos membros do MPPB e essas atividades funcionais, muitas vezes, não se traduzem tão somente pelos números decorrentes dos atos judiciais, mas também daqueles números ligados às metas e aos projetos que o nosso planejamento estratégico desenhou”, disse.

O subprocurador-geral Nelson Lemos falou em nome dos membros do Conselho Superior. Ele ressaltou a experiência dos empossados, pois quase todos já integraram o CSMP anteriormente e agradeceu a confiança dos membros do MP. “Agradecemos a confiança em nós depositada, reafirmando a enorme vontade de acrescentar e contribuir”.

O procurador Paulo Barbosa destacou o compromisso assumido com a sociedade paraibana quando tomou posse em 2009 e prestou contas dos trabalhos desenvolvidos enquanto esteve a frente da Corregedoria. “Orientar e fiscalizar, eis o desafio que tem o corregedor”, disse.

Participaram da solenidade o desembargador Frederico Coutinho, representando o Tribunal de Justiça, o desembargador Genésio Gomes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o promotor João Arlindo Corrêa Neto, presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, promotores, magistrados, servidores e familiares dos empossados.

Marco histórico

A última eleição para o cargo de corregedor-geral do MPPB entrou para a história da instituição porque, pela primeira vez, a escolha foi feita por votação aberta e fundamentada, conforme prevê a Resolução de nº 04/2010. Alcides Jansen concorreu com o o procurador Marcus Villar Souto Maior, obtendo 14 votos contra quatro.

O novo corregedor-geral indicou para os cargos de promotores-corregedores Antônio Hortêncio Rocha Neto, Rodrigo Marques da Nóbrega e Maria Edligia Chaves Leite.

Corregedoria e Conselho Superior

A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado da Paraíba é órgão da administração superior da instituição, encarregado em orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos membros do MPPB.

Já o Conselho Superior é um órgão deliberativo da Administração Superior, responsável por fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público e zelar pelos princípios institucionais. É integrado pelo procurador-geral de Justiça, pelo corregedor-geral do Ministério Público, na qualidade de membros natos, e por cinco procuradores de Justiça, eleitos a cada dois anos.

Segundo Oswaldo Filho, o Conselho Superior do MPPB vai viabilizar as modificações de que a instituição precisa. “A nova formação do Conselho Superior é bastante eclética e com pessoas que estão compromissadas e envolvidas no projeto de estruturação do conselho, com a modificação do regimento interno, a implementação de algumas modificações como a pontuação e o merecimento para o Conselho Superior, o Quinto Sucessivo e outras mudanças na Lei Orgânica”, exemplificou.

 MPPB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Treze sai na frente com 1º tempo dominante, mas Auto Esporte arranca empate no Amigão

Em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Paraibano 2025, Treze e Auto Esporte-PB empataram…

12 de janeiro de 2025

Botafogo-PB se impõe em casa e vence o Nacional de Patos por 4 a 2 na estreia pelo Campeonato Paraibano 2025

O Botafogo-PB estreou com o pé direito no Campeonato Paraibano 2025, derrotando o Nacional de…

12 de janeiro de 2025

Programa “Ô Paraíba Boa” volta ao ar em novo horário e formato na Rádio 100.5 FM nesta segunda (13)

A partir da próxima segunda-feira (13), os ouvintes da Rádio 100.5 FM poderão conferir o…

12 de janeiro de 2025

Policial militar do RN morre em academia de João Pessoa após sofrer mal súbito

Um policial militar do Rio Grande do Norte morreu neste sábado (11) enquanto treinava em…

12 de janeiro de 2025

Multidão lota a Praia de Tambaú na segunda noite do Festival Forró Verão

Uma multidão lotou a Praia de Tambaú, neste sábado (11), para cantar e dançar ao…

12 de janeiro de 2025

Procon-JP alerta que novas regras garantem a troca de plano em caso de exclusão de hospitais e/ou serviços

O consumidor que tem plano de saúde e fica insatisfeito com a exclusão de um…

12 de janeiro de 2025