Previsto para ser publicado nesta quinta-feira (18), o Novo decreto da Paraíba com medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19, deve manter o comércio aberto para evitar viagens entre São João e São Pedro. A perspectiva é que mesmo com os elevados números de internações e óbitos na Paraíba pela Covid, o decreto deva manter o comércio aberto e flexibilizar algumas atividades para evitar viagens no São João e no São Pedro para cidades do interior. As novas medidas, que ainda serão divulgadas, começarão a valer no próximo sábado (19) e se estenderão até o dia 2 de julho.
De acordo com o secretário de saúde, Geraldo Medeiros, as pessoas devem continuar trabalhando durante o São João e São Pedro com o objetivo de evitar aglomerações durante as festas. Em entrevista à TV Cabo Branco, Geraldo Medeiros afirmou que o comércio funcionando normalmente vai evitar que pessoas migrem para fazendas, chácaras, granjas, se aglomerando em bares e restaurantes, em cidades do interior do estado. “Essas atitudes permitirão que nós não tenhamos em julho um cenário semelhante ao de maio com o iminente colapso da nossa rede hospitalar”, declarou. O secretário explicou que a tendência é que até o dia 2 de julho, dia em que se encerrará o novo decreto, haja uma flexibilização nos segmentos de comércio, bares, restaurantes e academias, para que as pessoas permaneçam nas suas cidades e evitem viagens.
O decreto começa a valer no sábado (19) e se estende até vai dia 02 de julho. A Paraíba registrou 10 municípios na bandeira vermelha e 213 com bandeira laranja na nova classificação do plano Novo Normal. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de transmissibilidade está alta na Paraíba e a média de mortes diária varia de 35 a 40. “Esse decreto tem uma conotação diferente, de tornar esses feriados, de 24 de junho suspenso e manter o comércio e todas as pessoas trabalhando para evitar aglomerações no São João e São Pedro”, afirmou.
SL
PB Agora