As recentes precipitações na Paraíba têm ocasionado o transbordamento dos reservatórios, com um aumento significativo no número de açudes atingindo sua capacidade máxima e sangrando. Segundo levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), em um período de apenas um mês, o número de açudes sangrando saltou de cinco para 20.
No final de fevereiro, apenas cinco açudes monitorados pela Aesa estavam registrando transbordamento. O primeiro deles foi o Bartolomeu I, localizado na região do Alto Curso do Rio Piranhas, em Bonito de Santa Fé. Na mesma região, seguiam o açude São José I, em São José de Piranhas, e o açude Vazante, na Bacia do Piancó, em Diamante.
As chuvas intensas dobraram esse número em apenas 15 dias. Até 13 de março, além dos reservatórios mencionados anteriormente, também estavam transbordando os açudes Vídeo, em Conceição, Tavares II em Tavares, Piranhas em Ibiara, Olho d’água, em Mari, e Araçagi, na cidade de mesmo nome.
De acordo com os dados da AESA-PB, dos 135 açudes sob monitoramento, 77 encontram-se em condições normais, 21 estão em observação e 17 permanecem em situação crítica, com apenas 5% de sua capacidade total de armazenamento ocupada.
Redação
Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…
O deputado estadual Eduardo Brito (PP) confirmou, nesta terça-feira (26), que permanece firme na base…
As seis dezenas do concurso 2.800 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…
O Treze segue se reforçando para a temporada 2025 e anunciou, nesta segunda-feira (25), a…
Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou os vereadores da cidade do…