Categorias: Paraíba

“O Nordeste e a Paraíba merecem este reconhecimento”, comemora Ruy Carneiro

PUBLICIDADE

O forró foi considerado pelo Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) patrimônio Cultural do Brasil. O pedido de registro foi feito em 2011 pela Associação Cultural, sediada em João Pessoa, Balaio do Nordeste, que recebe apoio de Ruy Carneiro.

Ruy Carneiro comemorou a decisão unânime do Conselho. “É um reconhecimento importante para nossa cultura, nossa região, nosso turismo. Agora o forró entrará no calendário das políticas públicas de nosso país.”

Em maio deste ano, Ruy Carneiro visitou a associação e assumiu compromisso de trabalhar para tornar o Forró um patrimônio imaterial cultural brasileiro e destinar recursos para a construção de um Museu do Forró, na cidade de João Pessoa.

“A primeira conseguimos conquistar. Agora vamos trabalhar para construir um Museu em homenagem ao forró, aqui em João Pessoa. As duas ações visam fortalecer a cultura, a economia e o turismo paraibano”, comentou Ruy.

Durante a votação, o conselho considerou o forró como um supergênero musical, por reunir ritmos nordestinos, entre eles, o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra.a relevância do forró por englobar atividades como artesanatos, orquestras sanfônicas, escolas de dança, preservação de instrumentos (rabeca, sanfona, triângulo, pífanos e zabumba)

Ruy Carneiro já apoia a Balaio Nordeste, com a destinação de recursos de emendas parlamentares para o custeio de projetos desenvolvidos na instituição. A entidade cultural sem fins lucrativos foi criada em 2010, com o objetivo de contribuir, através da promoção e organização de eventos culturais, de lazer e entretenimento, para a valorização, divulgação e preservação da Cultura Popular e incremento do turismo local. A entidade atua com Orquestra Sanfônica, Trios de Forró, Duplas de Repentistas, Cavalo Marinho, Rabequeiros, poetas, oficinas de acordeom, percussão (pandeiro), confecção de zabumba, rabeca, capacitação para editais culturais e consultorias e mantém a Escola de Música Mestre Dominguinhos.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024

EXCLUSIVO: Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Reclamações e denúncias contra a Unimed João Pessoa disparam por negativas de exames e cobranças indevidas

O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…

26 de novembro de 2024

Eleito vice-presidente da ALPB, Felipe Leitão pede cautela sobre presidência em 2026

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Tovar não descarta disputa por vaga na Câmara em 2026, mas reafirma que preferência ainda é de Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…

26 de novembro de 2024