Categorias: Paraíba

O São João de Bananeiras já é melhor em originalidade, apesar do atropelo inesperado

PUBLICIDADE

Os transtornos verificados nos festejos juninos, centralizados na aconchegante cidade de Bananeiras, apenas revelam duas constatações: a primeira delas é que aquele é, disparadamente, o melhor São João da Região e um dos três melhores da Paraíba. Mais que isso, já é a maior atração turística do Brejo, Curimataú e proximidades, etc. Segundo, Bananeiras foi surpreendida por uma demanda muito acima de todas as suas expectativas, parte da qual, decorrente da não realização do São João de Patos.

A julgar pela qualidade e originalidade artística da programação, pelo clima da cidade e pela enorme demanda atraída – procedente de vários estados do país, é razoável imaginar que já é o melhor festejo junino da Paraíba, embora não seja o maior por falta de espaço.

Em tempo: O transtorno que se verificou, embora tenha tido muita repercussão, se resumiu a falta de espaço e estrutura suficiente para atender a um grande público, jamais visto, desde que Bananeiras decidiu se fazer a Meca do Forró de Raiz (Pé de Serra), com surpreendente sucesso a cada ano. A cidade se tornou pequena para tanta gente; milhares e milhares de pessoas, mesmo depois de enfrentarem um engarramento de cinco horas, terminaram desistindo e voltando para cidades vizinhas, onde estavam hospedadas já por falta de acomodação na própria Bananeiras.
Para a sorte do turismo do Brejo, os problemas, pela primeira vez verificados no São João deste ano, não decorrem de fracasso do evento. Muito pelo contrário. O sucesso cada vez maior do genuíno São João bananeirense, somado ao fracasso de outros, terminou levando um excedente de público que não era esperado.

O que fazer

Bananeiras e Região, além dos órgãos oficiais encarregados de estimular o turismo, no entanto, não podem permitir que estes episódios, que muito desagradou o turista, se repitam e precisam começar a ser resolvê-los desde já. Com o que aconteceu desta vez, todos os encarregados de organizar o evento já ficam bem avisados de que o São João de Bananeiras assumiu uma proporção tal que exige um redimensionamento de todo o seu planejamento e, no tempo apropriado, se fazer uma campanha de divulgação garantindo, a tantos quantos queiram ali participar dos festejos, que os transtornos não se repetirão.

Em função das proporções que o São João de Bananeiras assumiu, outra medida razoável seria a promoção integrada do evento, incluindo cidades circunvizinhas, como Serraria, Borborema, Solânea, etc. Às outras cidades competiria, não só realizar o seu São João tradicional, mas também tratar de oferecer serviços e, sobretudo, acomodações ao público excedente da cidade de Bananeiras, que já vinha aumentando nos últimos quatro ou cinco anos. O evento integrado seria importante para todas as cidades na medida em que o turismo de cada uma delas seria beneficiado e não se perderia o volume de dinheiro que circularia na Região.

Detalhe: O São João integrado não bastaria ser apenas no papel e no nome, como já existe hoje. Teria de ser muito bem planejado com a participação direta de todas as cidades e se definindo o que competirá a cada uma delas, para que este grande evento da Região se torne cada vez maior e sem problema nenhum.

O que não pode

O que se espera do São João do Brejo é a não descaracterização do evento em si, de modo que não se adultere a programação genuinamente nordestina com o intuito de atrair público cada vez maior. Afinal, quem quiser participar de festejo junino com shows que nada têm a ver com São João, São Pedro e Santo Antônio, é só passar direto, subindo a serra de Solânea, e se mandar para Campina Grande.

 

Wellington Farias

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024