Categorias: Paraíba

OAB-PB e UFPB defendem protocolo para pesquisas com o Canabidiol

PUBLICIDADE

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão de Direito Sanitário e Biodireito (CDisbio), definiu, durante reunião na última sexta-feira (14), os principais pontos acerca de sua atuação no “Protocolo de Cooperação Técnica” a ser assinado com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA), Ministério Público Federal (PGR-PB), Associação de Pacientes de Cannabis Medicinal e Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), que proporcionará o desenvolvimento de pesquisas científicas dos ativos obtidos da planta Cannabis Sativa, os canabinóides, para uso medicinal.

A reunião contou com a presença do presidente da CDbio, João Peixoto Neto; do secretário-geral da comissão, Galdino Toscano; do conselheiro federal da OAB pela Paraíba, Carlos Frederico Nóbrega Farias; do conselheiro do CRM, o neurologista marcos Smith; e de pais de pacientes.

De acordo com João Peixoto, o protocolo foi definido em reunião com a reitora da UFPB, Margareth Diniz, e representantes das Instituições no mês de abril. João Peixoto Neto defende que as pesquisas proporcionarão segurança clínica e farmacológica aos pacientes que utilizam os produtos derivados da maconha, garantindo inclusive apoio científico e metodológico aos médicos e demais profissionais envolvidos nas terapêuticas. Os participantes do “protocolo” estão organizando um grande evento que abordará o tema relacionado ao uso medicinal dos canabinóides na Paraíba no segundo semestre deste ano em João Pessoa.

“As autoridades sanitárias no país não possuem dados epidemiológicos precisos e fiéis sobre tais patologias, fato que torna o alcance dessas pesquisas ainda mais acentuado. Milhares de pessoas continuam sofrendo, junto com seus familiares, diante da incerteza e insegurança, seja de acesso aos produtos, ou de sua eficácia terapêutica. Em ambos os casos, todos nós devemos agir, Estado, sociedade civil, OAB-PB e todos os que estão envolvidos com a causa, afinal de contas qualquer um pode, mais cedo ou mais tarde, necessitar dessa espécie de tratamento”, afirma o presidente da CDisbio.

O conselheiro federal, Carlos Frederico Nóbrega, destaca a importância da parceria da OAB com a UFPB para a efetividade da liberação do “canabidiol” para os pacientes e extensão para os demais canabinóides.

“Não basta liberar, o Governo tem que garantir a medicação para os pacientes. Várias patologias atualmente vem se beneficiando com o uso dessas substâncias, particularmente as que envolvem distúrbios e degenerações do sistema nervoso, e dores crônicas e severas, a exemplo das relacionadas ao câncer. Os direitos fundamentais, à saúde e à dignidade desses pacientes, espalhados pelo Brasil, precisam não apenas serem assegurados, mas promovidos e efetivados”, comentou.



Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CGU aponta mais de R$ 10 milhões em pagamentos indevidos a servidores de universidades da PB durante a pandemia

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de…

15 de janeiro de 2025

Deputado federal paraibano faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Castro Pinto se destaca como o quarto aeroporto com maior movimentação de passageiros da Aena no Brasil em 2024

O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…

15 de janeiro de 2025

Nordeste segue com alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…

15 de janeiro de 2025

Flamengo faz treino  no CT do Serra Branca para enfrentar o Madureira pelo  Carioca em Campina Grande

O time  “2” do Flamengo está em Campina Grande para disputar a segunda partida do Campeonato…

15 de janeiro de 2025

Com nome cotado para a disputa pelo governo, Cícero fala sobre visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025