Categorias: Paraíba

Obras na Lagoa avançam com a escavação do túnel

PUBLICIDADE

 A etapa mais complexa das obras realizadas no principal cartão-postal de João Pessoa está chegando ao fim. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está concluindo um conjunto de intervenções que resolverão problemas históricos envolvendo a Lagoa e o Parque Solon de Lucena, como a poluição e os alagamentos no período de inverno. São problemas cujas soluções definitivas já haviam sido objeto de estudos há quase um século, mas que nunca haviam saído do papel.

Mais de 90% da escavação do túnel de 640 metros já foi concluída. Com a obra, o excesso de água nos períodos de chuva será escoado para que não haja mais alagamentos. Além disso, duas ações já realizadas resolvem outra dificuldade histórica: a poluição. Ao redor da Lagoa foi construído um anel sanitário para desviar todos os esgotos que eram despejados no local. E a Prefeitura retirou 200 mil toneladas de detritos poluidores que se acumularam ao longo das últimas décadas no fundo da Lagoa.

Até agosto, haverá o final da concretagem das paredes internas do túnel, para que já possa escoar as águas da chuva até o Rio Sanhauá. Isso será feito por meio de um sistema de comportas. Quando as águas subirem na Lagoa, a Prefeitura abrirá as comportas do túnel, que começa na Avenida Padre Meira e se estende até a Avenida Guedes Pereira, em frente ao Paço Municipal, para que escoem, sem poluição, até a rede de galerias pluviais e, em seguida, ao Rio Sanhauá.

Também estão sendo iniciadas agora as obras de urbanização no anel externo do Parque Solon de Lucena. Essa área servirá à expansão da nova área de lazer. Em setembro, serão iniciadas as obras mais visíveis de todo o projeto, com a revitalização do espaço de contemplação e lazer. Ao mesmo tempo, será reconstruída toda a parede interna da Lagoa, visando protegê-la de um novo processo de assoreamento.

Todo o projeto da Lagoa e do Parque Solon de Lucena foi orçado em mais de R$ 30 milhões e deverá ficar pronto no primeiro semestre do próximo ano.

Mobilidade – Com o início das obras de alargamento do anel externo da Lagoa, um novo sistema de circulação de veículos vem sendo implantado. Este sistema envolve a instalação de um novo binário na Epitácio Pessoa/Monsenhor Walfredo Leal (sentido praia-Centro) e na Pedro I/Deodoro da Fonseca/Manoel Deodato (sentido Centro-praia), além do binário envolvendo as ruas Rio Grande do Sul e São Paulo (destino Centro, em paralelo a Epitácio). O objetivo dessas obras é desafogar o Centro da cidade, reduzindo o fluxo de veículos no entorno da Lagoa.

 

Confira o vídeo clicando aqui

 

Secom-JP

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bruno nomeia mais auxiliares na Prefeitura de Campina; confira os nomes

O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…

15 de janeiro de 2025

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025