Os maiores açudes da Paraíba, o Coremas/Mãe d'Água, que abastece a região do Litoral, e o Boqueirão, que abastece a região do Agreste, ou seja, todas as cidades do Compartimento da Borborema, estão com capacidade hídrica considerada excelente. O Coremas/ Mãe d'Água está com 101 milhões de metros cúbicos e o Boqueirão é atualmente o manancial que mais tem água na Paraíba, 119 milhões e 400 mil metros cúbicos.
Além desses dois, segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, onze açudes já sangraram ou continuam sangrando na Paraíba em razão do grande volume de chuvas que vem caindo em praticamente todo o Estado. “Mesmo assim, apesar das chuvas registradas desde o início de janeiro na Paraíba, 73 reservatórios dos 127 monitorados pela Aesa ainda se encontram em situação crítica, com menos de 20% da capacidade hídrica total. Destes, sete estão com 0% do volume de água. Outros 44 açudes estão com o índice hídrico acima de 20%”, afirmou.
Segundo informações da Aesa, já são 11 os reservatórios que alcançaram a capacidade máxima em razão das chuvas do último fim de semana. Estão sangrando os açudes de Olho d’Água, em Mari; Araçagi, em Araçagi; Bom Jesus, em Carrapateira; Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios; Cachoeira dos Alves, em Itaporanga; Cafundó, em Serra Grande; Pimenta, em São José de Caiana; São José I, em São José de Piranhas; São José II, em Monteiro; Taperoá II, em Taperoá; e Vazante, em Diamante. Outros açudes como o de Barra de São Miguel; Gramame/ Mamuaba, no Conde; Jangada, em Mamanguape; e São Salvador, em Sapé, estão com mais de 90% de suas capacidades.
Na região do Sertão, o Açude Coremas, que abastece uma população de aproximadamente 300 mil pessoas, também aumentou o volume hídrico após receber cerca de 14 milhões de metros cúbicos de água. Com a recarga, o manancial ultrapassou a marca de 101,5 milhões, o equivalente a 17% de sua capacidade total.
Na semana passada, o Açude São Gonçalo, em Sousa, estava 29% abastecido com cerca de 13,3 milhões de metros cúbicos. A expectativa é de que o manancial atinja a metade de seu limite nos próximos dias, caso a chuva continue beneficiando o Sertão paraibano. O Açude Engenheiro Ávidos, situado em Cajazeiras, está com 42 milhões de metros cúbicos, ou seja, índice de 16% de sua capacidade hídrica.
PB Agora
A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…
A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…
A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…