Opera Paraíba: quase 400 cirurgias são realizadas em 11 cidades no fim de semana

PUBLICIDADE

O Programa Opera Paraíba esteve presente nesse último fim de semana em 11 cidades e realizou 393 cirurgias eletivas. Foram 28 cirurgias gerais, oito bariátricas, 12 ginecológicas, 14 de urologia, 10 de ortopedia, 33 pediátricas, 12 de otorrino, duas de proctologia, 19 de pterígio e 255 de catarata. As cidades contempladas foram João Pessoa, Itabaiana, Belém, Guarabira, Solânea, Picuí, Campina Grande, Queimadas, Piancó, Pombal e Patos. O programa, criado pelo Governo Paraíba em 2019, vem interiorizando as ações de saúde, estando presente em todas as regiões da Paraíba e facilitando o acesso dos paraibanos ao tratamento de saúde por meio de procedimentos cirúrgicos.

No último sábado (17) e domingo (18) foi a vez do Hospital Estadual de Solânea, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba, receber o programa para a realização de 209 cirurgias de catarata. Os pacientes contemplados foram, em sua maioria, pessoas idosas. Uma delas foi a aposentada Maria de Lourdes, de 69 anos, da cidade de Araruna. Ela fez a cirurgia no olho direito há dois meses, e agora chegou a vez do olho esquerdo. “Com esse olho que eu fiz a cirurgia, tá bom, mas com esse outro, não vejo quase nada, parece que tem uma nata na minha vista. Pra ler letra miúda, eu nem consigo. Agora com a cirurgia no segundo olho vai melhorar tudo, vou enxergar igual uma menina,” contou entusiasmada.

A aposentada Benigna Macedo, de 73 anos, também da cidade de Araruna, pretende voltar a costurar depois da cirurgia. “Por conta da catarata eu já não conseguia colocar a linha na agulha direito, aí depois que eu operei um, já melhorou. Agora eu vim pra fazer o segundo olho, e sei que vou voltar a enxergar bem e poder costurar e fazer minhas coisas,” relatou.

De acordo com o oftalmologista Saulo Freire, a cirurgia de catarata devolve cidadania aos pacientes. “A cirurgia de catarata é hoje uma das cirurgias mais realizadas no mundo, um procedimento que devolve ao paciente cidadania, reinclusão social e autoestima, pois enxergando bem, esse cidadão tem independência”, ressaltou.

Só este ano, o Opera Paraíba já contemplou mais de 37 mil paraibanos com cirurgias eletivas nas três Macrorregiões de saúde. Para participar do programa, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo site operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando exames e laudo ou encaminhamento médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Opinião: A mulher da beira do rio!

Tempos duros, porém, agradáveis. O marido saía para trabalhar, as esposas punham a comida no…

19 de setembro de 2024

Conversas expostas pela PF indicam “promiscuidade” e “dívida” de Raíssa Lacerda com traficantes

As investigações da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Território Livre, apontam para o…

19 de setembro de 2024

Nesta sexta e sábado: PB Agora/Datavox divulga pesquisas com números exclusivos das corridas eleitorais em Belém e Aroeiras

O portal PB Agora, em parceria com o instituto Datavox, divulgará nesta sexta-feira (20) e…

19 de setembro de 2024

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024