Uma operação realizada na noite desta quarta-feira (15) pelos agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) apreendeu aproximadamente 200 placas de publicidade irregulares no Centro da Capital. As placas estavam afixadas em postes, o que, de acordo com o artigo 275 do Código de Conduta, representa infração por poluição visual.
De acordo com o secretário da Sedurb, Assis Freire, as placas estão sendo afixadas em locais proibidos, por isso, a necessidade de operações diárias para remoção do material. “Temos uma equipe formada para a retirada de placas, faixas, banners e publicidades em locais proibidos. A operação é realizada diariamente, de domingo a domingo, e vai continuar”, ressaltou.
O secretário também afirmou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa está capacitando funcionários para atuação nos principais corredores da Capital. “A Sedurb é a responsável pelas fiscalizações das placas e faixas de publicidade em geral. A orientação do prefeito Luciano Cartaxo é que o serviço seja realizado com rigor, então, estamos capacitando funcionários para atuação nos principais corredores, para que João Pessoa não sofra com a poluição visual”, observou.
Cerca de 20 agentes participaram da ação desta quarta e as placas recolhidas foram para a Divisão de Controle e Postura, localizada na sede da Sedurb, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
Audiência – No dia 29 de maio, será realizada uma audiência com o promotor de Justiça do Meio Ambiente de João Pessoa, João Geraldo Barbosa. “Estamos trabalhando em parceria com o Ministério Público da Paraíba para discutirmos como acabar com a poluição visual da nossa cidade”, disse Assis Freire. Além da Sedurb, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Secretaria de Planejamento (Seplan) participaram da ação.
Redação com Secom/JP