Na manhã desta quinta-feira (07) a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) apresentou o balanço da ‘Operação Carnaval 2019’, deflagrada na última sexta-feira (1) pelos órgãos operativos.
As ações foram realizadas pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar e se encerraram na terça-feira (5), com destaque para a redução de crimes contra a vida.
De acordo com o secretário Jean Nunes, a avaliação da operação foi positiva, com redução de crimes violentos letais intencionais e patrimoniais.
"Tivemos ações de prevenção que antecederam o carnaval, assim como um forte esquema de segurança nos dias de festa que foram fatores determinantes para obtermos esses resultados. Tivemos um carnaval tranquilo, comparando com os outros anos, aliás, em quatro anos temos quatro reduções consecutivas no número de ocorrências e crimes." ressaltou.
O comandante da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, também destacou a prevenção como fator determinante para a btenção do saldo positivo.
"Tivemos redução de 35% dos crimes violentos letais intencionais, 41% dos crime violentos patrimoniais e isso resulta claramente do trabalho, produção e resultados. Três casos registrados de importunação, mas o que ajudou efetivamente foi a prevenção. Foi um dos carnavais mais tranquilos, 57,7% de reduções e denota claramente a integração, unidade de comando e governança que existe no programa chamado Paraíba Unida pela Paz" disse.
O Coronel Araújo do Corpo de Bombeiros também revelou um número inédito: em todo o estado nao houve nenhum óbito registrado principalemnte no que diz respeito a acidentes aquáticos.
"As ações foram exitosas particularmente com relação aos Bombeiros, focamos nas prevenções principalmente aquáticas, foram 4 dias sem nenhuma ocorrência de óbito no litoral todo. Atuamos fortemente também em todo o estado. A conscientização foi muito importante e refletiu no carnaval, sem nenhum tipo de ocorrência de óbito algo inédito aqui na Paraíba" pontuou.
Confira os números clicando AQUI.
Thatiane Sonally com informações de Eliabe Castor
Foto: Erinaldo Silva
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia