Categorias: Paraíba

Operação Cartola realizada pelo GAECO apura resultados manipulados no futebol da Paraíba e cumpre mandados

PUBLICIDADE

Uma operação deflagrada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), através do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) e pela Polícia Civil na madrugada desta segunda-feira (9) investiga uma organização criminosa suspeita de manipular resultados no futebol profissional da Paraíba.

A ação recebeu o nome de Cartola e visa cumprir 39 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande e Cajazeiras.

O objetivo é apurar crimes cometidos por uma organização criminosa composta por membros da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Comissão Estadual de Arbitragem da Paraíba (CEAF), Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD/PB) e dirigentes de clubes de futebol profissional da Paraíba.

A Polícia Civil contou com equipes de monitoramento e vigilância, que analisaram centenas de documentos e realizaram diligências durante 6 meses de investigações. O cumprimento de mandados conta com a atuação de 230 policiais civis.

As investigações vêm acontecendo há seis meses e apontam a manipulação de resultados de campeonatos de futebol, adulteração de documentos, interferência em decisões da justiça desportiva (TJD) e desvio de valores oriundos de partidas de futebol profissional.

A operação coletou vários documentos ao longo das investigações que apontam ainda a existência de dois núcleos principais, com aproximadamente 80 membros identificados, sendo o primeiro formado por membros da FPF, CEAF e Dirigentes de clubes de futebol profissional, que seria responsável pelas decisões mais importantes relacionadas ao futebol na Paraíba.

Já o segundo núcleo identificado seria formado por membros executores ligados à CEAF, funcionários da FPF e de clubes de futebol.

A investigação segue de forma sigilosa e detalhes sobre o modo de atuação dos investigados, individualização das condutas e demais características do grupo investigado só poderão ser divulgados posteriormente, após a conclusão da fase investigativa e análise de todo o material apreendido.

O cumprimento dos mandados contou com a atuação de 230 policiais civis de diversas cidades da Paraíba. Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, manipulação de resultados (crimes do estatuto do torcedor) e por outras condutas sob apuração.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Muriçocas do Miramar terá shows de Alceu Valença, Juzé e programação especial para celebrar 40 anos de fundação

O bloco mais tradicional do pré-carnaval de João Pessoa já começou a contagem regressiva para…

17 de janeiro de 2026

Com gols de Miguel Vinicius e Erik, Campinense vence Atlético de Cajazeiras na abertura do Paraibano

O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…

17 de janeiro de 2026

Sousa estreia com vitória diante do Confiança no Campeonato Paraibano 2026

O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…

17 de janeiro de 2026

“Diretório do PSB estava meio parado em João Pessoa”, dispara Tibério Limeira durante evento do partido

O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464