Em menos de um mês de operação, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) tomou medidas drásticas contra estabelecimentos no Litoral paraibano, aplicando multas, notificações e embargos a 19 hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Destes, nove foram fechados nesta terça-feira (11) devido a irregularidades graves ou poluição ambiental.
Na manhã de hoje, uma pousada na praia de Coqueirinho, no Litoral Sul, na cidade de Conde, recebeu uma multa no valor de 300 UFR-PB, totalizando R$ 20 mil, por lançamento de esgoto em desacordo com as leis ambientais vigentes.
As atividades do estabelecimento foram embargadas até que se regularizem. Além disso, a pousada foi notificada para apresentar um projeto sanitário na sede da autarquia e realizar as correções necessárias para cessar o lançamento irregular de resíduos.
A operação Praias Limpas, que une esforços da Sudema, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), tem como objetivo identificar e combater lançamentos irregulares de esgoto, despejos de resíduos no mar e ligações clandestinas.
A lista de estabelecimentos autuados, notificados e embargados inclui grandes hotéis, restaurantes e quiosques populares, evidenciando a abrangência da operação e a determinação das autoridades em garantir a preservação ambiental e a qualidade das praias paraibanas.
Redação