Eu não consegui acreditar. Mas outro grande amigo se foi. Trata-se de Wills Leal. Meu vizinho por longos anos, nunca entendi uma residência que só tivesse gramado verde no jardim e um brasão de família no frontispício central da sua residência. Sempre achei, na minha meninice e adolescência, aquele “cara” esquisito.
Mas como disse Otto de Oliveira Lara Resende: “Escrever é de amargar”. E quando se fala de alguém que você conhece e falece, pior. “A morte é, de tudo na vida, a única coisa absolutamente insubornável”. Não queria que Wills fosse. E quem quer?
De uma só lapada perdi o eterno Bola, o belo Elvis e agora Wills. Para os que não os conheceram, digo que estão no “Mar da história. É agitado. As ameaças. E as guerras. Havemos de atravessá-las. Rompê-las ao meio. Cortando-as. Como uma quilha corta”.
Ainda bem que você continua conosco, João Bosco e o leitor/leitora. Poetas do pulsar. Mas vou inverter o discurso, por mais que isso seja quase impossível. Todos nós iremos. Como Cristovam, o Tadeu. Piancó… Interessante: ontem me lembrei do amável gigante em sabedoria, altura e doçura Jacinto Barbosa. Foi pra o além no dia do meu aniversário de vida. Danado!
E tome melancolia no texto. Heraldo Nóbrega se foi neste ano. E não vou escrever um cortejo. Não sou clérigo ou dono de funerária. Por fim, fica a lembrança do bom e velho Wills.
Eu, ele, Ednamay Cirilo e meu ex-sogro, já falecido, Machado Bitencortt. Todos encantados com seu belo Cinema Paradiso. Todos devidamente instalados para a vida no seu castelo de areia.
Beijo Wills! És agora a verdadeira estrela do novo cinema da “Roliúde Nordestina”. Valeu a força no prefácio do meu “livro” de graduação. Você e o velho Linduarte Noronha e seu cachimbo insuportável. E ainda mais falando da Cinética Filmes de Machado Bitencortt. Eita coisa boa e dolorosa ao mesmo tempo.
Mas a vida é assim, né rapaz? Como sempre me indagava. Eterno paradoxo! Vai rapaz fazer cinema em outras plagas. O pessoal está esperando teu espírito.
PB Agora
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…
Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…