Categorias: Paraíba

Opinião: A oposição deve se alinhar, do contrário Bolsonaro será reeleito

PUBLICIDADE

Em meio a uma crise sanitária, política e econômica pressionando a sua gestão — inclusive com uma barulhenta CPI investigando os erros cometidos na pandemia — Jair Bolsonaro (sem partido) mostra mais uma vez sua impressionante resiliência eleitoral.

Mesmo durante a tempestade o “mito” consegue manter seu capital eleitoral de maneira quase incólume. E aqui falo do chamado “bolsonarista raiz”. Aquele que faz tatuagem no corpo com o rosto do ex-capitão do Exército – que, aliás, desmoralizou a instituição no “caso Pazuello”.

É claro! Bolsonaro não contará com os votos de protesto recebidos nas eleições passadas e que o colocaram na qualidade de presidente da República. Sua aceitação popular caiu de forma vertiginosa, e seu arqui-inimigo – leia-se o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está elegível, e certamente é o único com chances reais de vencê-lo nas eleições presidenciais de 2022.

Porém, apenas Lula e o próprio Partido dos Trabalhadores não conseguirão ter êxito caso a esquerda, centro-esquerda e até a direita insatisfeita com as peripécias mortais de Bolsonaro não costurarem uma aliança sólida. Observo, então, não ser momento para vaidades e, sim, uma união oposicionista ferrenha e combativa.

Pesquisas apontam um possível segundo turno envolvendo Lula e Bolsonaro, e havendo o tal, os que estão no páreo para disputar a presidência, como Ciro Gomes (PDT) e o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), precisam se alinhar em uma frente ampla de oposição ao atual inquilino do Palácio do Planalto; caso contrário o ex-capitão poderá “aniquilar” todos.

Bolsonaro e a máquina

Não é pouco! Jair Bolsonaro tem a máquina federal ao seu dispor. Bilhões de reais para o fisiologismo, uma militância fanática que beira a loucura, um discurso extremista que agrada seus eleitores, uma estrutura massiva, apaixonada e até agressiva nas redes sociais. Parte das Forças Armadas blindando seus devaneios, o Congresso – Leia-se “Centrão” está a seu bel-prazer até os cofres públicos secarem.

Ainda há o auxílio emergencial que põe na boca do povo pão e até circo, e o famigerado “gabinete do mal” que coloca ou derruba ministros e outras “patentes” inferiores caso discordem ou concordem com ala ideológica do presidente. O mundo inteiro sabe de tal fato. E o mais interessante: para cada três brasileiros, um está fielmente a favor das políticas públicas implementadas pelo governo federal.

Por esses aspectos, singularidades e fetiches que partem da cabeça de Bolsonaro, tem, ele, diversas cartas nas mangas. Ele sabe do seu poder. Entende quando recuar para depois atacar.

Curiosamente o presidente brasileiro de extrema direita segue a máxima de um expoente comunista da extinta União Soviética. Falo de Vladimir Lenin, que imortalizou a frase: “Dar um passo para trás para dar dois à frente”. É o que Bolsonaro faz de melhor.

E de ogro o ex-capitão não tem nada. Todos os seus passos são calculados por ele e sua fiel assessoria de forma milimétrica.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024