Categorias: Paraíba

OPINIÃO: bandidos desmoralizam o projeto Acesso Seguro, do TJ

PUBLICIDADE

Vem cá: esse badalado projeto chamado de Acesso Seguro, que o Tribunal de Justiça da Paraíba teria implantado, é mesmo pra valer, ou é marketing? A julgar pelo que aconteceu com o juiz da Comarca de Alagoa Grande, José Jackson Guimarães, a coisa não funciona, ou apenas funciona muito mal. Tanto que, ontem (26/11), quatro homens invadiram o Fórum de Alagoa Grande e roubaram armas de fogo e coletes à prova de balas. Antes, porém, a quadrilha chegou em carro roubado, rendeu o juiz da Comarca, José Jackson Guimarães, além de um vigilante.

Por sorte, uma viatura da Polícia Militar estava nas proximidades do fórum e percebeu a movimentação e agiu. Mas tanto o magistrado titular da Comarca quanto o vigilante estiveram sob o domínio total dos bandidos, correndo até risco de vida.

Com a palavra o Tribunal de Justiça, sobretudo após o alerta que fez o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, o juiz Max Nunes de França, acerca do estado de vulnerabilidade física a que estão expostos os magistrados paraibanos. Os juízes, pelo que se pôde deduzir, estão totalmente vulneráveis em sua integridade física.

Comentando o fato, em entrevista publicada nesta terça-feira (26) no PBAgora, o magistrado serrariense Max Nunes de França afirmou, textualmente: “Esta, lamentavelmente, é uma realidade presente em outras comarcas do Estado. O juiz trabalha fora do seu horário, seja dentro do Fórum ou, até mesmo, levando processos para avaliar em casa, no intuito de dar conta do serviço”.

Embora comemorando o desfecho do episódio, presidente da AMPB alerta para o fato de o juiz ter que se expor a situações de insegurança como esta ocorrida em Alagoa Grande, tendo em vista que é preciso permanecer no Fórum, mesmo até altas horas da noite, para tentar dar conta da prestação jurisdicional. E comentou: “O caso do juiz Jackson Guimarães não é uma exceção, temos uma magistratura dedicada e aguerrida que, mesmo correndo riscos diariamente, dentro de Fóruns com segurança insuficiente, não abre mão de fazer sua parte no andamento dos processos”.

O que é isso
De acordo com o que está postado no portal do TJ da Paraíba, o Projeto Acesso Seguro tem por referência a Resolução nº 176/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, e funciona, basicamente, controlando o acesso de pessoas às unidades da Justiça estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachá de identificação.

Pelo visto, falta um adendo: adoção de mecanismo para impedir que bandidos façam reféns magistrados e funcionários da Justiça, sobretudo a partir de altas horas da noite…

Fábrica de mentiras
Com vistas às eleições de 2020, sobretudo em João Pessoa e Campina Grande – os dois maiores redutos eleitorais -, começam a ser azeitadas engrenagens de um fabuloso maquinário que vai produzir fake news adoidado. Vai operar tanto para ajudar a uns, como para prejudicar a outros.

De pesquisa eleitoral forjada a ataques à reputação de uns, e elogios rasgados a atitudes “nobres” de outros, vai ter de tudo.

As tais engrenagens, movidas a mau-caratismo puro, geralmente funcionam nos chamados laboratórios da maldade, muito manjados de campanhas do passado…

 

Wellyngton Farias
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Deputada Carla Zambelli se solidariza com Cabo Gilberto após indiciamento pela PF

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) demonstrou solidariedade ao deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB)…

27 de novembro de 2024

Júnior Araújo endossa habilidade de Galdino para sucessão ao governo da Paraíba em 2026: “Tem força para agregar”

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) afirmou, em entrevista nesta quarta-feira (27), que Adriano Galdino…

27 de novembro de 2024

Falta insulina na Farmácia Popular em todo o país, um risco para quem tem diabetes

Falta insulina na Farmácia Popular em todo país, um risco para a saúde de quem…

27 de novembro de 2024

População de rua da Paraíba tem aumento de quase 400% em sete anos; são mais de 400 só na Capital

Idosos, jovens e adultos abandonados. Caídos nas ruas. Ao relento e enfrentando a chuva e…

27 de novembro de 2024

Galdino propõe equação política para garantir segurança ao afastamento de João Azevêdo em 2026

Após ser reeleito por unanimidade e antecipadamente como presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano…

27 de novembro de 2024

Investigação da PF revela papel do paraibano na tentativa de golpe e desinformação pós-eleitoral

Após a retirada do sigilo da investigação da Polícia Federal (PF), que acusa 37 pessoas,…

27 de novembro de 2024