Categorias: Paraíba

Opinião: Bolsonaristas paraibanos, ao que parece, estão no mundo da lua…

PUBLICIDADE

Bolsonaristas paraibanos tentam amortecer o impacto da vergonhosa batida de pino do “mito” Jair Bolsonaro para o ministro Alexandre de Morais, o Xandão do Supremo Tribunal Federal, e para o próprio STF. A tese é a de que o presidente deu um passo atrás para, posteriormente, dá dois à frente.


É muita ingenuidade!


É preciso mesmo ser ingênuo demais para acreditar que um projeto golpista viesse a ter êxito no Brasil de hoje, ainda mais capitaneado por um presidente tresloucado, que só fala gritando e cuspindo e ameaçando.


O fracasso do projeto golpista de Bolsonaro era uma crônica anunciada. Claro que, em algum momento, a sociedade ficou tensa face às bravatas bolsonaristas, mas sabia que ele ia dar com os burros n’água.


Se Bolsonaro tivesse que dar golpe, bolsonaristas paraibanos, teria dado no dia 7 de setembro, quando ainda tinha apoio daquela meia dúzia de equivocados, de alguns operadores da segurança pública – que não entendem bem o seu papel na sociedade – e uma parte da elite brasileira, cuja mediocridade o mundo inteiro conhece de cor e salteado.

Está nas páginas de blogs e sites da Paraíba declarações dos deputados estaduais Wallber Virgolino e Cabo Gilberto tentando amansar a tropa bolsonarista indignada com a batida de pino do presidente para Xandão e para o STF. Acenam com esta tese: o presidente deu um tempo, mas voltará com tudo. Não com estas palavras, mas com este sentido.


Eles sabem que não é nem será assim. Se não sabem, são mais dois ingênuos no cenário da política. E é mais razoável dizer que ambos sabem que não é assim, mas precisam de um gesto para tentar manter o bolsonarismo local acreditando no “mito”.


Sejam os deputados, ou qualquer outro cidadão, se na verdade apostam que aquele Bolsonaro colérico, gritando, cuspindo e bradando contra as instituições, voltará, podem tirar o cavalinho da chuva.


Aquele Bolsonaro cheio de razão, tá morto. Vem aí o Bolsonaro paz e amor. Que ironia, não?..

Reeleito


Se disserem que Bolsonaro deu uma guinada na postura para ficar mais leve pensando na reeleição, poderia até ser mais razoável.


Também não é por ai, entretanto. Bolsonaro bateu pino; pino grande. Desagradou aos ingênuos radicais que lhe apoiam – ou apoiavam – porque viu que está isolado, desacreditado pela maioria da população, em conflito inglório com as instituições, até passível de severas punições constitucionais.


Bolsonaro não recuou estrategicamente, tampouco aliviou o discurso por estratégia eleitoral visando a reeleição. Recuou porque sabe que se desse mais um passo iria se ferrar.
De qualquer forma, é prudente que a população e as instituições fiquem atentas, de olho bem arregalado, e com um pé atrás com o tal Jair Messias Bolsonaro.


Afinal, é bom não desprezar o alerta do dramaturgo Alemão Bertolt Brecht, segundo o qual “a cadela do fascismo está sempre no cio…”

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE-PB alerta gestores para desafios na educação pós-pandemia e recomenda ações estratégicas

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) lançou um alerta importante para gestores…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Mais de mil agentes das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros farão segurança da Romaria da Penha neste sábado

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) divulgou o planejamento detalhado…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

Saúde do Estado monta postos médicos avançados para atender romeiros da Penha em João Pessoa

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai instalar…

23 de novembro de 2024

Divulgados locais de prova para concurso de agentes de saúde em João Pessoa

Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os  locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…

23 de novembro de 2024