Alguns exemplos: França, 14 de julho, fim da monarquia absoluta. Alemanha, 3 de outubro, Dia da unidade alemã. O Chile, 18 de setembro (El Dieciocho) Dia de sua independência. Brasil, 7 de setembro (Independência). A lista seria enorme se citarmos outras nações, porém, essa pequena lista já nos mostra um quadro dentre os 202 países que formam nosso globo terrestre, cada uma traz seu dia especial.
Aqui nos Estados Unidos estamos em clima de festa com o feriado mais importante que encabeça as festas de final de ano, ”Dia de Ações de Graças” (Thanksgiving Day). Uma festa cerimonial, que envolve família, comunhão e agradecimento por tudo que Deus tem derramado sobre as vidas e território do povo americano.
Em 1620, o primeiro grupo de imigrantes europeus, oriundo da Inglaterra, desembarcou neste país, que trazia nessa época uma forte população indígena. Plymounth, em Massachusetts, no norte do país, essa cidade ainda hoje é pequena, quanto a sua população, 63 mil habitantes, imagine nos seus primórdios. Pois foi essa cidade povoada por índios que deu guarida aos primeiros imigrantes europeus, que vinham fugindo da pobreza, enfermidade e perseguição religiosa.
Os índios americanos foram bem receptivos a esse grupo de imigrantes e os ensinaram a cultivar a terra. A colheita no primeiro ano foi gigante e o grupo agradeceu com todo o coração a Deus pela grande colheita daquele ano e dos anos vindouros. Daí ser estabelecido definitivamente depois de várias datas, a quarta quinta-feira do mês de novembro para celebração oficial do dia de Ações de Graças, pelo presidente Franklin D. Rooselvelt (1933-1945).
Talvez hoje, não celebramos mais esse dia com o fogo de gratidão dos nossos primeiros imigrantes. Na verdade, hoje, tudo está quase estabelecido e não temos memória dos dias difíceis que viveram nossos pais. Até com o passar do tempo vamos perdendo a verdadeira razão desse dia. Muitos já o chamam o dia do peru, a ave, que é a comida principal na mesa do americano nesse dia. Cerca de 50 milhões de perus são consumidos no dia de Ações de Graças (Turkey Day). Até o presidente de plantão na Casa Branca participa da cerimônia em que perdoa dois perus da sentença de morte. (Algo simbólico, faz parte do folclore).
Ações de Graças, cada nação tem algo que agradecer a cada dia, não só os EUA. Você sabia que ser agradecido enaltece aquele que traz esse espírito? Talvez você diga: “não tenho motivos para agradecer, muito menos a nação em que vivo.”. Sei que estamos vivendo dias difíceis em todo o mundo, se olharmos só para o negativo vamos nos perder num mar de angústia. Porém, eleve os seus olhos aos Céus e ao seu derredor, com certeza, haverá muitos motivos para sermos agradecidos.
Sei que hoje vivemos dias conturbados em nossa nação brasileira, como em todo o continente americano, porém, temos fé e certeza que existe um Deus que contempla a nossa nação e as demais, com um cuidado absoluto. Com certeza, tempos melhores virão, e a uma só voz, vamos agradecer a Deus pelo que ele já vinha fazendo e não nos dávamos conta. No dia de Ações de Graças, ou seja, na próxima quinta-feira, 24 de de novembro, quero fazer dessa celebração americana, um dia de agradecimento mundial. Não, ao ódio, não, as barreiras culturais, principalmente barreiras de raças. Quero cantar com você e juntamente com todas as demais nações nesse dia; um hino de vitória.
Elcio Nunes
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Partido Progressista (PP), revelou aos parlamentares a principal…
Um grave acidente de trânsito foi registrado nesta quarta-feira de Natal (25), nas primeiras horas…
Família é tudo, o resto é conversa.” Essa frase resume uma verdade que o Governador…
Pouco mais de um terço dos brasileiros pretende viajar no verão e injetar R$ 148,3…
A sequência de *O Auto da Compadecida*, intitulada *O Auto da Compadecida 2*, estreia nesta…
Durante a Missa do Galo nesta terça-feira (24), o papa Francisco pediu que os países…