A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: Hotel Tambaú o Empire paraibano!

A administração pública paraibana tem o dom de se desfazer de suas catedrais hoteleiras. Quem não se lembra do famoso “Paraíba Palace Hotel”, bem no coração de nossa cidade, na Praça Vidal de Negreiros. Quem sabe, você mais jovem ao passar em frente daquele prédio, não se deu conta de sua história e importância passada. Naquele lugar foi construído o mais importante e luxuoso hotel daqueles dias.

Fundado em 1937, era a coqueluche de João Pessoa quando se pensava em um bom hotel. Autoridades políticas e outras, ocuparam seus aposentos. Se não me engano, até o Pelé quando veio a João Pessoa marcar o seu gol de número 999, lá se hospedou. Indo completar o de número 1000, no Maracanã. Pois bem, depois disso esse hotel foi decaindo e decaindo. Por um decreto governamental de 2004 passou a fazer parte da nossa preservação histórica e hoje é um simples solitário gigante.

Ocupado pelo Centro Administrativo da Assembleia Legislativa, em seu térreo conta com lojas populares. Uma história que terminou em fracasso. Com a corrida da classe média-alta para as áreas de praia, veio o entendimento da construção de outro gigante hoteleiro, o Hotel Tambaú. A construção foi iniciada na administração do governo João Agripino, nos anos 70, e concluída na gestão de Ernâni Sátiro. Um mistério ronda as quatro paredes daquele hotel… Quem na verdade é o seu dono? Não existe uma explicação clara e aberta quanto ao assunto de propriedade. Uma coisa é certa, nossos impostos foram usados para sua construção e depois o hotel andou por mãos invisíveis.

O triste resultado foi a sua falência, o pior é que ninguém se responsabiliza, ninguém dá as caras para explicar a população paraibana o que verdadeiramente passou com a destruição daquele gigante que virou sucata. Como no caso do Paraíba Palace, no Tambaú, também está havendo uma intervenção do município. A Prefeitura de João Pessoa parece estar disposta a tocar no Tambaú.

Quero crer que a atual administração tenha um bom plano para o que vai ser desenvolvido naquele lugar. Jamais deveria deixar de ser um hotel. Bem situado, numa área privilegiada onde as águas salgadas de Tambaú o beijam através de suas colossais ondas. Confio na administração de Cícero Lucena, pois, até agora, em um ano de governo tem nos mostrado serenidade, compromisso, ordem e responsabilidade com a coisa pública. Fico a esperar, como todo pessoense, no que se tornará nosso “Empire Paraibano”. Esperamos o melhor. O melhor é que continue sendo um hotel longe das mãos públicas!


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe