*Opinião: O desrespeito às normas sanitárias correu frouxo durante o São João*
Queira Deus que estejamos errados, mas é provável que teremos uma elevação nos índices de contaminação pelo coronavírus, nos próximos dias.
A julgar pelo que está ocorrendo em todos os quadrantes da Paraíba durante este período junino, não será novidade se for confirmada esta modesta previsão.
Lembremos que, após cada data comemorativa, a contaminação aumenta. Aumentou após o Dia das Mães, depois dos festejos de final de ano etc. e tal. Porque as pessoas, em grande parte, parece não acreditar que estamos enfrentando uma pandemia.
Apesar do esforço das autoridades para fazer valer os decretos de medidas restrititas contra o coronavírus, infelizmente a falta de consciência de grande parte da população não ajuda.
Decretos que, convenhamos, por si só, não são o bastante para estancar esta onda, mas se cumpridos rigorosamente pelo menos ameniza a situação.
Aqui onde estamos, na região do Brejo da Paraíba, por exemplo, não faltaram pequenas aglomerações que, somadas, se tornam grande. Tudo o que o coronavírus quer: gente perto de gente, de preferência sem o uso de máscaras.
Em Sampa
O Estado de São Paulo bateu recorde na média móvel de casos de covid-19 na última semana. O pico foi em 16 de junho, quando houve 18.217 novos casos na média móvel. O recorde mais recente havia sido na primeira semana de abril, com 17.933. Dados levantados recentemente apontam um salto de 68,7% na média móvel dos casos na última quinta-feira (17), em comparação com a semana do dia 7.
Lula X Bolsonaro
A pesquisa mais recente indica: para presidente da República, Lula tem 49%, Bolsonaro, 23%, Ciro, 7%, Doria, 5% e Mandetta, 3% no 1º turno, aponta pesquisa Ipec.
O levantamento do Ipec foi feito entre 17 e 21 de junho, e divulgado na madrugada desta sexta-feira (25/6).
Foram ouvidas 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos.
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.
Ex-herói
O ex-juiz e ex-herói nacional, Sérgio Moro, continua sendo desmoralizado. Tanto pela opinião pública quando pela Justiça.
A mais recente: “O ministro Gilmar Mendes, do STF, concedeu a extensão da suspeição do ex-juiz Sergio Moro para outros dois processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os casos são do sítio de Atibaia (SP) e da doação de um imóvel para o Instituto Lula. O ministro do STF atendeu ao pedido feito pela defesa de Lula.
É, a história sempre desmoralizando as farsas e seus farsantes…