As eleições do último domingo (30) puseram fim a uma das eras mais atribuladas e angustiantes da história do Brasil. Nunca o país esteve tão dividido. E com medo. Um sentimento de revanchismo tomou conta das ruas e da nação até a o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proclamar o resultado das urnas.
Nesse período nebuloso, um festival de notícias falsas se espalhou por todo o País numa velocidade meteórica com efeitos devastadores. Como foi difícil remover tanta mentira. Tanto engodo. Mas enfim, a fábrica de fake news vai ser desativada e o chamado “escritório do ódio” desmontado. E que nasça um novo tempo de respeito às pessoas, às instituições e às minorias.
Os mais de 60 milhões de votos recebidos por Luiz Inácio Lula da Silva, vão ajudar a escrever um novo capítulo na história do Brasil. E como o nosso sofrido e discriminado Nordeste foi tão importante e decisivo para mudar o curso dessa história e se tornar protagonista do novo tempo que virá.
Os 60,3 milhões de brasileiros, 49,10% da população que compareceu as urnas, pós fim a “era” do medo e do homem que negou a vacina e negligenciou a pandemia. Foi o fim de uma corrente política e ideológica marcada por desrespeito, por falta de sensibilidade e cuidado com o povo brasileiro.
Acabou o tempo da opressão psicológica e da tentativa insana de alguns de trazer de volta toda a tirania de um regime ditatorial. Não haverá volta à ditadura nem tentativas de retorno do fascismo. Acabou o tempo dos maus exemplos no trânsito com o chefe maior da nação comandando “motociatas” sem capacete e sem a devida fiscalização da PRF, embora o direito seja para todos.
O tempo agora é outro. É de respirar novos ares. Tempo de liberdade e de voltarmos a sonhar com dias melhores, com igualdade social e valorização da vida. Nesse novo tempo não haverá mais espaço para os deboches, sarcasmo, zombaria e gozação de ”seu Carlo”, “seu Dudú” e “seu Flávio”. Não. Ninguém mais vai zombar e ridicularizar o outro por pensar diferente”. Essa era acabou. E a parir de 1.º de janeiro um novo capítulo será escrito com mais amor e paz. E liberdade para todos.
O tempo de arrebentar a corrente do ódio chegou. E que se abra a caixa “com o sigilo dos 100 anos” para sabermos o que ela esconde. E hora de acabar com todo o tipo de preconceito, racismo, intolerância e atos xenofóbicos,
É verdade que fizeram de tudo para usurpar o poder do povo. Não mediram esforços para impedir o pleno exercício da cidadania e a volta do nordestino que promete trabalhar pela reconstrução de um país devastado psicologicamente. E economicamente quebrado. Nunca a máquina estatal foi tão usada em favor de uma campanha eleitoral.
Como uma elite tentou sufocar o pobre sob argumento de que pobre nasceu pobre deve morrer nessa condição, submisso aos “ricos”. Um empresariado que deu o sangue e financiou todo o tipo de arsenal antidemocrático para mover o único instrumento que o povo tinha para mudar essa história que era o voto. Assédio eleitoral, coação, ameaça e até bloqueio de estrada para impedir a volta da democracia e do poder.
Mas enfim. Acabou a era das campanhas sórdidas, falsas e venenosas em que até Karl Marx foi removido do túmulo da história, sob uma cortina nebulosa de que a luta por direitos iguais, a justiça social; divisão dos bens, e cuidado com os pobres eram atos de “comunistas”.
Agora surgirá um novo tempo, que esperamos que seja de paz, prosperidade; de restabelecimento do respeito e das relações diplomáticas com outros países. E com comida dinga na mesa do brasileiro. Com mais filho de pobres na universidade. E todos, indistintamente, tratados com respeito, zelo e dignidade.
Por Severino Lopes
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…