Categorias: Paraíba

Opinião: Os coronéis, eu não sei, mas a tropa da PM está P da Vida com o Governo da Paraíba

PUBLICIDADE

Há uma inquietação latente, no âmbito da tropa da Polícia Militar da Paraíba, com o Governo do Estado. São reclamações de várias ordens, sobretudo inerente aos soldos, benefícios etc. e tal.

Também há muita queixa sobre as condições de trabalho e a redução do contingente de policiais que cobre todo o Estado da Paraíba. Muito pouca gente, precárias condições de trabalho e salários pra lá de defasados. É um “pacotaço” de problemas que está tirando o sono e a paciência da tropa.

É bom o governador João Azevêdo por as barbas de molho. Por questão de disciplina e hierarquia, os policiais militares são os últimos a externar suas inquietações. Quando elas começam a surgir, é porque a situação está ficando séria.

De canto a canto

A insatisfação da tropa é geral. Vai de Cabedelo a Cachoeira dos Índios. Em contato com o colunista, nesta terça-feira (27), vários militares confirmaram a situação tensa na tropa. “Estamos todos revoltados com este governo, mas não podemos falar porque tememos retaliações”, comentou um soldado da PM acrescentando, por exemplo, que dentre vários outros problemas, o Governo está pagando a um cabo o mesmo soldo que paga a um soldado. Ou seja: o policial ganha uma faixa a mais no galão, mas aumento de soldo que é bom, justo, merecido e direito… já esta.

Outro policial avançou: “A Polícia Militar da Paraíba está a cada diz mais desmoralizada. Recebemos o pior soldo do País; o efetivo está muito reduzido, de modo que há cidades do interior do Estado sendo assistida por apenas um policial militar escalado para serviço; com isso, ficam dois militares para atender duas ou mais cidades. Também não temos plano de Cargos, Carreira e Remuneração”.

Policiais explicaram à coluna que o Governo paga o soldo mais gratificação. Quando o policial se aposenta, o que ele passa a receber incide apenas sobre o soldo, o líquido. Por isso, detalharam, “que o pessoal da Guarda da Reserva é obrigada (pela necessidade) a voltar para a ativa, mesmo depois de 30 anos”.

Servidor inadimplente

A Assembleia da Paraíba aprovou, por unanimidade, o Projeto de autoria da deputada Pollyanna Dutra, que protege servidores estaduais de inadimplência involuntária em razão de cumprimento de legislação estadual.

A matéria toma por base a suspensão, durante o período de pandemia, das parcelas de empréstimos consignados dos servidores, que, agora, estão sendo cobrados com juros e multas por parte das instituições bancárias após a declaração de inconstitucionalidade da matéria.

Por consequência, os servidores estão sujeitos a comprometer mais de 60% dos seus salários para cumprir com os pagamentos de várias parcelas dos empréstimos concomitantemente, além dos juros, multas, dentre outros.

Conforme a lei proposta por Dutra, “ficará vedada a cobrança de juros, multas e demais encargos financeiros, além da inscrição do consumidor junto aos órgãos de proteção ao crédito, em razão do inadimplemento de contratos de financiamento, quando o inadimplemento das parcelas decorrer de ação de boa-fé do consumidor no cumprimento de legislação vigente à época do inadimplemento”.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024