Categorias: Paraíba

Opinião: para as esquerdas, RC não sendo candidato, o melhor seria o PSB apoiar o PT

PUBLICIDADE

Nos bastidores da política as articulações estão a mil, como também estão as especulações sobre a decisão que o PSB irá tomar em relação à disputa sucessória em João Pessoa.

Todas as atenções há dias estão voltadas para o rumo que o ex-governador Ricardo Coutinho dará ao PSB. Sim, porque é ele quem pensa, decide e manda. Sem Ricardo o PSB não existe.

Nas últimas horas, a especulação recorrente é que o PSB cogita de indicar a deputada estadual Estelizabel Bezerra para disputar a sucessão do prefeito Luciano Cartaxo. Aquela que foi nocauteada em 2012, ficando em terceiro lugar, mesmo com Ricardo Coutinho no comando do governo do Estado.

Uma coisa é…

Convenhamos: Ricardo Coutinho candidato à Prefeitura de João Pessoa é uma coisa; tem liderança, densidade eleitoral e é reconhecido até pelos adversários, além dos pessoenses, como um dos melhores prefeitos da historia da cidade. Sem falar que é extremamente habilidoso no convencimento do eleitor e nas articulações para formar alianças.
Mas não sendo Ricardo o candidato, a coisa muda totalmente de figura. Lembre-se que RC, mesmo no governo, não conseguiu eleger nem Estela, nem Cida Ramos.
Estela é cartucho já detonado e de calibre baixo. Não empolga o eleitor, é presunçosa e antipatizada pelo eleitorado. Amealhou votos para deputada surfando nas vantagens de uma apadrinhada do Governo de plantão.
A melhor opção para os segmentos da esquerda e progressistas, seria a candidatura de Ricardo Coutinho com o apoio do PT. Ai, sim, o canção ia piar com notas agudas.
Mas, não sendo Ricardo candidato à Prefeitura de João Pessoa, e não tendo um nome viável, de densidade eleitoral, as esperanças de evitar que a direita assuma a vaga de Luciano Cartaxo seria Ricardo e o PSB apoiarem uma candidatura petista, seja ela em torno de Anisio Maia, ou não.

A Pior

A mais desastrosa das alternativas para os segmentos da esquerda, seria aliar-se ao projeto familiar de Luciano Cartaxo, que se sustenta no “cunhadismo”, e que tem como representante neste processo, a ilustre desconhecida Edilma.
Além de desconhecida, a doutora Edilma não tem experiência nenhuma de gestão, não tem afinidade ideológica com o segmento de esquerda, não empolga o eleitorado. Eleitoralmente tem tudo para ser um desastre nas urnas. Pode não ser, mas tudo indica que sim.

Pelas beiradas

Enquanto em seus próprios territórios se dividem as esquerdas, direita, e a extrema direita representada pelo bolsonarismo, Cícero Lucena, que representa a política mais tradicional, continua amealhando apoios e, cada vez mais, assumindo o protagonismo.
O cenário político, assim como as nuvens, pode mudar a qualquer momento, dependendo dos passos seguintes dos partidos e lideranças que de fato exercem influência na política da Paraíba.

Militarismo e memória

Até Ana Claudia Vital do Rego (Podemos), candidata à Prefeitura de Campina Grande, aderiu ao militarismo na política. Escolheu (ou acolheu?) um militar para parceiro de chapa, como candidato a vice-prefeito: o sargento PM Wellington Silva.
Quem deve estar se contorcendo no túmulo com esse verniz bolsonarista na chapa de Ana Claudia devem ser o ex-governador Pedro Gondim, e o ex-deputado Vital do Rego, respectivamente avô e pai de Veneziano e Vitalzinho.
Pedro e Vital sentiram no lombo a sanha militarista nos tempos de ditadura.
Num País sem memória, tudo é possível e normaíssimo.

Lamentável…

PS: A coluna ainda aposta que Ricardo Coutinho está maquinando uma jogada capaz de abalar o cenário político de João Pessoa.
Será?

 

Wellington Farias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024