Categorias: Paraíba

Opinião: ser paraibano é um privilégio, não castigo vindo da boca da ignorância

PUBLICIDADE

O que é ser Paraíba? Paraibano? É ser gente. Ser SER HUMANO com letras maiúsculas na grafia. Ser o que somos. Um povo forte, aguerrido, cuja cultura, a arte e as ciências de forma ampla respiram por cada poro da nossa existência. Solidez em sol escaldante e ao mesmo tempo acalentador.

Uma cantilena suave com plumas nobres somada à delicadeza da própria natureza. Uma mistura de água e fogo. Embates de placas tectônicas que ajudam a moldar o mundo. Assim é ser um paraibano. Aquele ou aquela gerado no ventre sagrado da mãe Terra. A personificação da doce e poderosa Gaia. Um Estado chamado Paraíba. Um estado de espírito belo.

Paraibano existe. Paraíba também. “Paraibada”, não! Preconceito, xenofobia, repulsão; não importa o termo. Alguém de uma dimensão inferior de nome Fontenelle não merece crédito quando escarra a ignorância.

Sua “beleza” e “inteligência” estão e sempre serão disformes. Irregularidades estão impregnadas em tal ser quase unicelular. Bem mais interessantes são os protozoários. Sim, pois eles podem ser vistos pelos microscópios da vida. A Fontenelle não. Sua pequenez é invisível.

Paraíba, sublime torrão. Terra doce e amada que sempre pariu pessoas, dentre as quais muitas fincaram seu legado não só na história brasileira. Foram além-mar, singrando em bela embarcação até transpor as Colunas de Hércules.

A Paraíba é isso. Local que nasci. Que milhões nasceram. Berço do próprio Brasil. Uma das sementes de um país tropical, no seu extremo oriental, como disse e cantarolou o sábio poeta.

Paraibano, Paraíba. Aqui se faz delicioso queijo coalho e pratos tão requintados que a Europa inveja. Não temos o Bordeaux, mas exportamos o saber. Paraíba hospitaleira, morena brasileira, dona é ela de belo litoral. Do xique-xique arretado até as riquezas naturais únicas.

Paraíba é isso. Paraibano, paraibana idem. Doce é a Paraíba. “A minha terra/ Que só encerra/Belezas mil/ Pode ser chamada/A namorada/Do meu Brasil”. Sigamos todos que nasceram na Paraíba, ou “adotaram” ela como lar.

Progresso e beleza em um só lugar. Paraibano, sim senhor! E com orgulho gigantesco. Um privilégio por ter nascido ouvindo a respiração da Mata Atlântica e escutando o som do tão raro bioma chamado Caatinga. Paraíba, eita que é tudo de bom!

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024