Opinião: Transição conturbada na Igreja Batista Lagoinha!

PUBLICIDADE

Moisés preparou Josué por anos para ser seu substituto, Elias trabalhou na vida de Eliseu por um longo período para que o substituísse. Ponha atenção, pois estamos falando do período do governo teocrático de Deus, ou seja, onde o Soberano Senhor dava ordens absolutas de cima para baixo, onde não tinha que pedir opinião a sua congregação, Israel, quanto ao que teria de fazer ou não.

Na verdade, em nossos dias, Deus continua trabalhando através da teocracia (governo e comandos centralizado Nele), porém, hoje Ele leva em consideração e respeita o período do governo dos homens sobre a terra e os deixa administrar certas áreas com uma liberdade mais extensa. É nesse período dispensacional que estamos inseridos, onde o livre arbítrio é mais elástico, ainda que tenhamos que prestar-lhe contas.

Isso serve para administração eclesiástica (igrejas), como também para as outras áreas do comando humano. Onde quero chegar? O mundo evangélico brasileiro foi tomado de surpresa neste domingo, com o anúncio feito desde o seu púlpito, na Igreja Batista de Alagoinhas (Belo Horizonte), pelo seu Pastor principal, Márcio Valadão, de que estaria, depois de 50 anos de frutífero ministério, entregando o pastorado nas mãos de um dos pastores assistentes por nome Flavinho.

A congregação (ovelhas e visitantes), foi tomada de surpresa e só Deus sabe como reacionou o coração de cada uma delas, por certo, a adrenalina subiu em algumas, e as lágrimas banharam muitos rostos. Nem mesmo a sua esposa, Renata Valadão, que caminha ao lado do mesmo nesses cinquenta anos de ministério, foi poupada pelo Pr. Marcio, no fator surpresa. Com certeza, o restante da família passou pelo mesmo constrangimento. Com todo respeito e admiração que tenho pelo Pr. Márcio Valadão, faltou-lhe usar discernimento, amor e compaixão, para com milhares de ovelhas suas e principalmente com sua família, que é o que temos de mais sagrado na terra, depois de Deus.

Ao analisar o vídeo de despedida, você sente que as ovelhas pararam de comer, levantaram suas cabeças em direção ao seu líder e por certo lhes faltou apetite para continuar nos verdes pastos, onde estão acostumadas a saborear deliciosas comidas espirituais. Pr. Márcio Valadão atuou desde o púlpito com o seu costumeiro modo clássico no falar, como é de seu costume, até na suavidade de sua voz, porém, a atitude tomada, teve cara de ditatorial. O mesmo não pronunciou essa frase, porém, dá para entender o recado: aqui quem manda sou eu. Está determinado que o Pastor que me substitui é o Flavinho. Em outras palavras, ele dá a entender que a congregação e a diretoria não tem voz, nem opina em sua administração. Espero que tudo caminhe em seu curso normal e que não venha contratempo com essa mudança de cara arbitrária.

Que o ministério frutífero de Alagoinhas continue dando frutos ao Reino de Deus na terra, como tem feito até agora. Posso estar enganado, porém, não senti vibração por parte do auditório com a apresentação surpresa feita pelo Pr. Márcio Valadão, no anúncio de seu substituto. Espero ser só um sentir de minha parte. Líderes que venham a ler esse texto, preparem-se para as mudanças futuras em seus ministérios, quer seja na área eclesiástica, ou secular.

Preparemo-nos bem para o momento em que tenhamos de passar o cajado, ou seja, o comando, caso contrário, consequências indesejáveis e imprevisíveis poderão acontecer. Hoje mesmo, o Pr. André Valadão, da Flórida, Estados Unidos, diz que chamou seu pai, Pr. Márcio Valadão, para saber o que estava acontecendo. O pai por telefone declara que o filho a partir de agora, será o presidente mundial da Igreja da Lagoinha. Essa afirmação tem cara de prêmio de consolação. Na verdade, não sabemos o que Deus tem a fazer de renovação dentro desse ministério. Num ministério tão gigante como esse, as coisas não devem ser resolvidas aleatoriamente. Está faltando noção e alinhamento em alguma área ou em várias dessas: “quebra cabeça, Lagoinha”. Só peço a Deus que não haja prejuízo nessa obra que tem rendido tantos frutos ao Brasil e ao mundo!

 

Pr. Elcio Nunes

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024