O Chatbot Acácia (atendente virtual), criado em agosto de 2021 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) para receber denúncias de poluição sonora e outros tipos de agressão ambiental em João Pessoa, tem sido um aliado na relação do público com o órgão. Somente por este canal de atendimento chegam, em média, de 10 a 15 chamados por dia, somando esse ano 784 registros.
O chatbot funciona via WhatApp, por meio do número 3218-9208. “Diariamente, computamos em média 10 chamados com denúncias diversas, mas esse número chega a 15 por dia nos finais de semana, quando há uma frequência maior de pessoas nos bares e restaurantes, encontros familiares nas residências, festas em granjas e casas de eventos que terminam infringindo a legislação ambiental”, informou o chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Jocélio Araújo.
Ele reforçou que o WhatsApp tem estreitado essa relação do público com a fiscalização e, nos primeiros cinco meses da criação da Acácia, de agosto a dezembro do ano passado, foram registrados 560 chamados. “A partir da divulgação desse serviço, percebemos um aumento mensal nas demandas. Este ano, foram registradas 266 ligações em janeiro, 303 em fevereiro e 215 agora em março e o mês nem terminou ainda”, frisou.
De acordo com Jocélio Araújo, em se tratando de poluição sonora, a média é de seis denúncias diárias, chegando a 10 por dia nos finais de semana. O serviço de WhatsApp Chatbot Acácia está disponível à população das 8h à meia-noite, de domingo a domingo.
Redação com PMJP