Órgãos celebram ‘Pacto Contra a Desinformação’ hoje no TRE-PB

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) promove hoje (19) um evento com o tema “Planejamento e Gestão Democrática das Eleições 2024 – Cidadania e Acolhimento”. O encontro ocorrerá na Sala de Sessões do TRE-PB, em João Pessoa, a partir das 9h.

A abertura será conduzida pela presidente do Tribunal, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas. Em seguida, o magistrado Diogo Rais Rodrigues Moreira, membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), apresentará a palestra “Direito Eleitoral Digital – Desafios e Oportunidades no Contexto da Inteligência Artificial”. A explanação será mediada pelo juiz federal e membro do TRE-PB, Bruno Teixeira de Paiva.

O evento contará ainda com uma mesa redonda, mediada pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PB (STIC), José Vinícius Veloso Alves. O tema da mesa será “Verdade em Debate: Desvendando Deep Fakes Eleitorais”, com a participação do coordenador do Gabinete de Segurança Institucional das Eleições de 2024 do TRE-MG, desembargador Paulo Tamburini, e do delegado da Polícia Federal e chefe do Serviço de Inteligência Policial da Superintendência da Paraíba, Victor Arruda de Oliveira.

Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alisson Vasconcelos de Brito e Leonardo Wanderley Lopes, também participarão da mesa redonda, apresentando uma ferramenta para detecção de deep fakes em áudios, cujo nome será revelado durante o evento. O encerramento contará com a celebração do “Pacto Contra a Desinformação” pelos representantes das entidades envolvidas e, em seguida, a presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, fará o discurso de encerramento.

O evento visa estabelecer um compromisso com a democracia, através do combate à desinformação, envolvendo diversos participantes do processo eleitoral. A ação busca avançar na discussão sobre gestão e governança democrática e identificar desafios e oportunidades no contexto das Eleições Municipais 2024.

O público-alvo inclui membros do Tribunal, procurador Regional Eleitoral, juízes e juízas Eleitorais, promotoras e promotores Eleitorais, servidoras e servidores da Defensoria Pública da União e Estadual, Polícia Federal, partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e imprensa.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Opinião: A mulher da beira do rio!

Tempos duros, porém, agradáveis. O marido saía para trabalhar, as esposas punham a comida no…

19 de setembro de 2024

Conversas expostas pela PF indicam “promiscuidade” e “dívida” de Raíssa Lacerda com traficantes

As investigações da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Território Livre, apontam para o…

19 de setembro de 2024

Nesta sexta e sábado: PB Agora/Datavox divulga pesquisas com números exclusivos das corridas eleitorais em Belém e Aroeiras

O portal PB Agora, em parceria com o instituto Datavox, divulgará nesta sexta-feira (20) e…

19 de setembro de 2024

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024