Órgãos celebram ‘Pacto Contra a Desinformação’ hoje no TRE-PB

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) promove hoje (19) um evento com o tema “Planejamento e Gestão Democrática das Eleições 2024 – Cidadania e Acolhimento”. O encontro ocorrerá na Sala de Sessões do TRE-PB, em João Pessoa, a partir das 9h.

A abertura será conduzida pela presidente do Tribunal, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas. Em seguida, o magistrado Diogo Rais Rodrigues Moreira, membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), apresentará a palestra “Direito Eleitoral Digital – Desafios e Oportunidades no Contexto da Inteligência Artificial”. A explanação será mediada pelo juiz federal e membro do TRE-PB, Bruno Teixeira de Paiva.

O evento contará ainda com uma mesa redonda, mediada pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PB (STIC), José Vinícius Veloso Alves. O tema da mesa será “Verdade em Debate: Desvendando Deep Fakes Eleitorais”, com a participação do coordenador do Gabinete de Segurança Institucional das Eleições de 2024 do TRE-MG, desembargador Paulo Tamburini, e do delegado da Polícia Federal e chefe do Serviço de Inteligência Policial da Superintendência da Paraíba, Victor Arruda de Oliveira.

Os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alisson Vasconcelos de Brito e Leonardo Wanderley Lopes, também participarão da mesa redonda, apresentando uma ferramenta para detecção de deep fakes em áudios, cujo nome será revelado durante o evento. O encerramento contará com a celebração do “Pacto Contra a Desinformação” pelos representantes das entidades envolvidas e, em seguida, a presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, fará o discurso de encerramento.

O evento visa estabelecer um compromisso com a democracia, através do combate à desinformação, envolvendo diversos participantes do processo eleitoral. A ação busca avançar na discussão sobre gestão e governança democrática e identificar desafios e oportunidades no contexto das Eleições Municipais 2024.

O público-alvo inclui membros do Tribunal, procurador Regional Eleitoral, juízes e juízas Eleitorais, promotoras e promotores Eleitorais, servidoras e servidores da Defensoria Pública da União e Estadual, Polícia Federal, partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e imprensa.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024