O clássico e o romântico vão estar presentes no terceiro concerto da temporada 2013 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, que vai acontecer nesta quinta-feira (9), tendo como palco o Mosteiro de São Bento, no Centro de João Pessoa, a partir das 20h. A apresentação gratuita terá regência do maestro convidado Gustavo de Paco e o debut da primeira clarinetista jovem, Danielly Dantas, como solista. As obras marcam um grande momento na vida de três compositores – Ludwig van Beethoven, Carl Maria Von Weber e Franz Schubert, pois representam a fase em que se tornaram grandes e confiantes, alcançando a maturidade.
O programa inicia com a abertura “As Criaturas de Prometheus”, Op. 43 de Beethoven, que foi um marco na sua evolução como pessoa e como artista. O autor foi escolhido para esta tarefa pelo dançarino e coreógrafo Salvatore Vingano. A obra se baseia na fábula de Prometeu, cuja alma nobre conduziu o povo aos mais belos ensinamentos das artes e costumes morais. A música vibrante e positiva retrata a figura salvadora da humanidade.
Das mãos e ouvidos de Weber nasceu o “Concertino em Mi Bemol Maior”, Op. 26. celebrado em todo o mundo pelos clarinetistas e pelos ouvintes que se encantam pela virtuosidade e beleza. A música é inspirada no estilo operístico. Há passagens que lembram o modo de cantar das heroínas da arte do bel canto.
A “Sinfonia N. 5 em Si Bemol Maior, D759” de Franz Schubert foi escrita aos 19 anos. O criador é nitidamente ainda influenciado pelo jovem Mozart. Na sinfonia cheia humor e belas melodias (temas), em especial a do segundo andamento, que trata de saudade e melancolia, já aponta a grande promessa artística musical schubertiana. Suas progressões harmônicas promovem bons momentos de emoção. Uma curiosidade na orquestração é que não há clarinetes, nem trompetes e tímpanos que completavam as orquestras da época. Um bom motivo de pesquisa.
Para a temporada 2013, a Sinfônica Jovem planejou uma seleção musical que vai do clássico ao popular. “A tônica de todos os concertos será a alegria e emoção. As homenagens continuam e desta vez será aos estudantes de música e às escolas especializadas no assunto. A orquestra é uma escola na formação de músicos e de plateia. Nosso objetivo é sempre alegrar e divertir o povo da Paraíba”, ressalta o maestro titular, Luiz Carlos Durier.