Categorias: Paraíba

Orquestra Sinfônica Jovem terá clássicos e romantismo

PUBLICIDADE

O clássico e o romântico vão estar presentes no terceiro concerto da temporada 2013 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, que vai acontecer nesta quinta-feira (9), tendo como palco o Mosteiro de São Bento, no Centro de João Pessoa, a partir das 20h. A apresentação gratuita terá regência do maestro convidado Gustavo de Paco e o debut da primeira clarinetista jovem, Danielly Dantas, como solista. As obras marcam um grande momento na vida de três compositores – Ludwig van Beethoven, Carl Maria Von Weber e Franz Schubert, pois representam a fase em que se tornaram grandes e confiantes, alcançando a maturidade.

 

O programa inicia com a abertura “As Criaturas de Prometheus”, Op. 43 de Beethoven, que foi um marco na sua evolução como pessoa e como artista. O autor foi escolhido para esta tarefa pelo dançarino e coreógrafo Salvatore Vingano. A obra se baseia na fábula de Prometeu, cuja alma nobre conduziu o povo aos mais belos ensinamentos das artes e costumes morais. A música vibrante e positiva retrata a figura salvadora da humanidade.

 

Das mãos e ouvidos de Weber nasceu o “Concertino em Mi Bemol Maior”, Op. 26. celebrado em todo o mundo pelos clarinetistas e pelos ouvintes que se encantam pela virtuosidade e beleza. A música é inspirada no estilo operístico. Há passagens que lembram o modo de cantar das heroínas da arte do bel canto.

A “Sinfonia N. 5 em Si Bemol Maior, D759” de Franz Schubert foi escrita aos 19 anos. O criador é nitidamente ainda influenciado pelo jovem Mozart. Na sinfonia cheia humor e belas melodias (temas), em especial a do segundo andamento, que trata de saudade e melancolia, já aponta a grande promessa artística musical schubertiana. Suas progressões harmônicas promovem bons momentos de emoção. Uma curiosidade na orquestração é que não há clarinetes, nem trompetes e tímpanos que completavam as orquestras da época. Um bom motivo de pesquisa.

 

Para a temporada 2013, a Sinfônica Jovem planejou uma seleção musical que vai do clássico ao popular. “A tônica de todos os concertos será a alegria e emoção. As homenagens continuam e desta vez será aos estudantes de música e às escolas especializadas no assunto. A orquestra é uma escola na formação de músicos e de plateia. Nosso objetivo é sempre alegrar e divertir o povo da Paraíba”, ressalta o maestro titular, Luiz Carlos Durier.

 

Secom – PB
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Acidente causa congestionamento no Viaduto do Cristo, em João Pessoa, na manhã desta 6ª

Um acidente de trânsito provocou grande lentidão e congestionamento na BR-230, na extensão do viaduto…

29 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Cedmex e NAF não atenderão ao público nesta sexta (29), na capital paraibana

Hoje (29), o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e o Centro de Dispensação de Medicamentos…

29 de novembro de 2024

Mulher de 23 anos é assassinada a tiros dentro da casa de uma amiga em Pedras de Fogo

Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…

29 de novembro de 2024

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário

Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…

29 de novembro de 2024

Homem é assassinado a tiros na comunidade ‘Matança’ na cidade de Cabedelo

Um homem foi assassinado a tiros, na noite de ontem (28), em uma comunidade conhecida…

29 de novembro de 2024