O Brasil é rico em talentos na cultura, na música e nos esportes. Além dos craques do futebol, os esportes olímpicos também reservam uma galeria de nomes que fizeram e fazem história no desporto olímpico brasileiro. Veja mais detalhes da carreira de dois destaques da Paraíba: Edinanci Silva do judô e Kaio Márcio da natação.
Edinanci Fernandes da Silva
Data e cidade de nascimento: Sousa, 23/08/1976
Modalidade: judô
Participações nos Jogos Olímpicos: Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008).
A judoca Edinanci Silva começou a praticar o esporte por recomendação médica. Depois de despontar como talento promissor no judô, mudou com a família para São Paulo. Pelo porte físico grande e forte, sua primeira participação em Olimpíadas foi polêmica. Ela é hermafrodita e precisou se submeter a um teste de feminilidade para continuar disputando e integrando a delegação do Brasil nos Jogos de Atlanta, em 1996. A primeira medalha de bronze veio um ano depois no Mundial de Judô.
Conquistou outro bronze no Mundial de Osaka, em 2003 e ouro no Pan de Santo Domingo, realizado no mesmo ano. O segundo ouro em Pan-Americano veio em casa, em 2007. A melhor colocação de Edinanci em Olímpiadas foi o 5° lugar em Pequim. Nesta edição, conquistou uma marca importante: foi a primeira brasileira a disputar quatro edições seguidas na categoria até 78kg.
Kaio Márcio de Almeida
Data e cidade de nascimento: João Pessoa, 19/11/1984
Modalidade: natação
Participações nos Jogos Olímpicos: Atenas (2004), Pequim (2008)
Kaio é especialista em nado borboleta e integra a equipe de revezamento masculina nos 4×100 medley. Ele tem várias marcas importantes, recordes e medalhas na carreira, mas em Olimpíadas ainda não conquistou pódio. Kaio começou na natação na infância e para perder o excesso de peso. Começou a praticar como esporte competitivo quando tinha 15 anos.
Três anos depois já estava no Mundial de Barcelona e no Pan de Santo Domingo, garantindo prata e o primeiro pódio da carreira. Em 2006, no Mundial de natação de Xangai, foi ouro nos 100m borboleta e bronze nos 50m da mesma categoria. No ano seguinte, no Pan do Rio, ganhou ouro nos 100 e 200m borboleta.
Em 2009 conquistou uma das melhores marcas na carreira: no dia 8 de maio, em pleno Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeior, fez o 5º melhor tempo da história dos 200m borboleta: 1m53s92 (recorde sul-americano). Kaio ficou nas eliminatórias dos Jogos de Londres e não conquistou índice. Pode ser umas das esperanças de medalha nos Jogos do Rio, em 2016.
Yahoo