O Brasil é rico em talentos na cultura, na música e nos esportes. Além dos craques do futebol, os esportes olímpicos também reservam uma galeria de nomes que fizeram e fazem história no desporto olímpico brasileiro. Veja mais detalhes da carreira de dois destaques da Paraíba: Edinanci Silva do judô e Kaio Márcio da natação.
Edinanci Fernandes da Silva
Data e cidade de nascimento: Sousa, 23/08/1976
Modalidade: judô
Participações nos Jogos Olímpicos: Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008).
A judoca Edinanci Silva começou a praticar o esporte por recomendação médica. Depois de despontar como talento promissor no judô, mudou com a família para São Paulo. Pelo porte físico grande e forte, sua primeira participação em Olimpíadas foi polêmica. Ela é hermafrodita e precisou se submeter a um teste de feminilidade para continuar disputando e integrando a delegação do Brasil nos Jogos de Atlanta, em 1996. A primeira medalha de bronze veio um ano depois no Mundial de Judô.
Conquistou outro bronze no Mundial de Osaka, em 2003 e ouro no Pan de Santo Domingo, realizado no mesmo ano. O segundo ouro em Pan-Americano veio em casa, em 2007. A melhor colocação de Edinanci em Olímpiadas foi o 5° lugar em Pequim. Nesta edição, conquistou uma marca importante: foi a primeira brasileira a disputar quatro edições seguidas na categoria até 78kg.
Kaio Márcio de Almeida
Data e cidade de nascimento: João Pessoa, 19/11/1984
Modalidade: natação
Participações nos Jogos Olímpicos: Atenas (2004), Pequim (2008)
Kaio é especialista em nado borboleta e integra a equipe de revezamento masculina nos 4×100 medley. Ele tem várias marcas importantes, recordes e medalhas na carreira, mas em Olimpíadas ainda não conquistou pódio. Kaio começou na natação na infância e para perder o excesso de peso. Começou a praticar como esporte competitivo quando tinha 15 anos.
Três anos depois já estava no Mundial de Barcelona e no Pan de Santo Domingo, garantindo prata e o primeiro pódio da carreira. Em 2006, no Mundial de natação de Xangai, foi ouro nos 100m borboleta e bronze nos 50m da mesma categoria. No ano seguinte, no Pan do Rio, ganhou ouro nos 100 e 200m borboleta.
Em 2009 conquistou uma das melhores marcas na carreira: no dia 8 de maio, em pleno Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeior, fez o 5º melhor tempo da história dos 200m borboleta: 1m53s92 (recorde sul-americano). Kaio ficou nas eliminatórias dos Jogos de Londres e não conquistou índice. Pode ser umas das esperanças de medalha nos Jogos do Rio, em 2016.
Yahoo
Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…
Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…
O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…
Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…
Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…