Outubro Rosa: Saúde da PB oferta serviços para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama

PUBLICIDADE

Outubro é o mês no qual se intensificam a conscientização e os cuidados relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Com o foco na campanha Outubro Rosa, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está disponibilizando em toda a rede, durante todo o mês de outubro, serviços de incentivo ao diagnóstico e tratamento dessas doenças para o público feminino.

De acordo com a gerente operacional da Atenção Materno Infantil e Saúde da Mulher da SES, Fátima Moraes, na Paraíba serão trabalhadas ações que incentivem o diagnóstico precoce da mama, por meio da mamografia, e do câncer de colo uterino, com o exame Papanicolau.

“Em todas as Unidades de Saúde da Família e hospitalares, nós estaremos desenvolvendo ações para as mulheres, incentivando-as a fazer os exames de rastreamento. Atualmente, o Estado conta com mamógrafos espalhados nas três macrorregiões de saúde, assim como todas as Unidades de Saúde da Família realizam exames ginecológicos (Citopatológico/ Papanicolau), e a mulher é encaminhada pelo município para realizar a mamografia nos serviços de referência. Por isso, é importante que as mulheres na faixa etária de 25 anos a 64 anos procurem os serviços de saúde para que possam fazer o exame de prevenção do câncer de colo de útero e a partir dos 40 anos detectar precocemente o câncer de mama, e assim avançaremos ainda mais no cuidado com a saúde das mulheres”, explicou.

Em João Pessoa, serão ofertadas, até o fim do mês, no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), mais de 2 mil mamografias (100 por dia), além de ultrassonografias mamárias (500), consultas com mastologistas (400), diálogos com especialistas, orientações nutricionais, saúde e bem-estar mental. O objetivo é atender o maior número de mulheres garantindo a detecção precoce e, dessa forma, aumentar as chances de cura que é de mais de 90%.

No Ambulatório da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa; no Hospital de Clínicas, em Campina Grande; em Monteiro e Pombal, serão realizadas palestras sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. No Hospital Regional de Guarabira, serão ofertadas 150 mamografias. Em Mamanguape, a oferta é de 30 ultrassonografias mamárias.

Para a população do sertão da Paraíba, serão disponibilizados cerca de 1.600 exames, sendo 30 ultrassonografias mamárias em Cajazeiras; 1.290 em Patos, 1.200 mamografias no Hospital Janduhy Carneiro e na Maternidade Peregrino Filho, a previsão é de serem realizadas 30 ultrassonografias, 30 consultas ginecológicas e 30 exames citológicos. E em Sousa, serão 110 mamografias e 40 ultrassonografias. Também serão ofertadas 150 mamografias em Picuí, no Curimataú.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte. Na Paraíba, estima-se uma quantidade de 1.180 novos casos do câncer no período de 2023/2025, sendo 210 para João Pessoa. Somente este ano, de janeiro a setembro de 2024, foram registrados no Estado, 226 óbitos.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Será que mudou? Saiba como pesquisar seu local de votação nas eleições municipais deste domingo

Neste domingo (6), 155,9 milhões de pessoas, em 5.569 municípios, devem comparecer às urnas para…

5 de outubro de 2024

Eleições 2024: posso votar sem o título de eleitor? Veja os documentos que podem ser utilizados

No próximo dia 6 de outubro, os eleitores brasileiros irão às urnas para as eleições.…

5 de outubro de 2024

VÍDEO: candidato a prefeito de Pombal, Galego da Gavel, se envolve em confusão e troca agressões físicas com eleitores

O candidato a prefeito de Pombal, Galego da Gavel, aparece em um vídeo durante uma…

5 de outubro de 2024

Eleições 2024: na véspera do pleito, tire suas dúvidas e prepare-se para votar

Na véspera da eleição do domingo, dia 6 de outubro, importante relembrar algumas dicas, pois…

5 de outubro de 2024

Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará o primeiro voo de repatriação…

5 de outubro de 2024

Polícia apreende 8kg de maconha e prende suspeitos de tráfico e de estelionato em CG

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de…

5 de outubro de 2024