A Ouvidoria Geral da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp) recebeu 1.786 demandas este ano, sendo 1.567 resolvidas, ou seja, 87% de resolução das demandas da população. A Ouvidoria Geral é um instrumento de democracia e direito da sociedade, onde a população pode ser ouvida e atua como ponte entre a administração pública e o cidadão. Na última semana, a pasta registrou um recorde de 83 demandas resolvidas.
No Painel Resolveu Municipal, no Portal de Transparência Pública, o cidadão pode encontrar informações relacionadas à quantidade de manifestações tratadas pela Ouvidoria Geral, sendo elas detalhadas por tipo (denúncia, reclamação, elogio, entre outros). É possível ainda analisar as demandas em tratamento, a média de dias de resposta, bem como o percentual fora do prazo, entre outras informações. Ainda é possível ter acesso a todo histórico das demandas desde 2018 até a data atual. Para conhecer melhor clique no link: https://transparencia.
Ainda no Portal da Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa, o cidadão pode ter acesso aos dados abertos com detalhamento das manifestações de ouvidoria e serviço de atendimento ao cidadão. A ferramenta proporciona maior transparência às ações da Prefeitura, ampliando o controle social e permitindo o aprimoramento das políticas públicas. Para acesso, clique no link: https://transparencia.
O diretor de Atendimento e Encaminhamento, Erivan Teixeira, explicou que a Ouvidoria deve ser acionada, preferencialmente, quando o cidadão não tiver conseguido atendimento que considere adequado ou satisfatório na própria secretaria encarregada pela prestação do serviço. “A Ouvidoria é o órgão responsável pelo serviço por estabelecer um elo entre o cidadão e a gestão pública. Para isso, a Ouvidoria atua de forma acolhedora, paciente, responsável e pedagógica para que o cidadão que a procure se sinta acolhido, bem como responsável por sua contribuição para a melhoria dos serviços oferecidos pela secretaria”, disse.
Canais de atendimento – Para atendimento, os usuários ainda dispõem do número 162, e-mail ([email protected].
Da Redação com Assessoria