O senhor José Fernandes Caetano, 43, está internado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa há quase dois meses. Segundo sua esposa, a senhora Luciana Fernandes de Souza, 33, José aguarda por um procedimento cirúrgico chamado de Embolização.
O paciente deu entrada no Hospital de Trauma no dia 13 de novembro do ano passado vítima de um Acidente Vascular Cerebral – AVC. Durante a realização dos exames, o senhor José foi diagnosticado com um Aneurisma Cerebral. O Aneurisma acontece quando um vaso sanguíneo encontra-se dilatado no cérebro.
Caso este vaso venha a se romper a pressão cerebral aumenta produzindo lesões e levando o paciente a morte por parada respiratória. A Embolização consiste na inserção de um cateter (pequeno tubo plástico) na raiz da coxa, na artéria femoral na perna do paciente e navegação dele pelos vasos arteriais, passando pela pélvis, abdômen, tórax, pescoço e base do crânio até o aneurisma. Pequenas molas ou espirais de platina são inseridas aos poucos dentro do aneurisma com o objetivo de tentar evitar o rompimento do vaso.
O casal veio da cidade de Nazarezinho, localizada a mais de 450km da capital, no Sertão do estado, e desde então José Fernandes aguarda por este procedimento, que é considerado de alto risco.
De acordo com informações fornecidas pelo Hospital de Emergência e Trauma, apenas o Hospital São Vicente de Paulo, em João Pessoa, realiza este tipo de procedimento cirúrgico. “Apenas o São Vicente faz este tipo de cirurgia, porém, o material utilizado na realização do procedimento tem que ser fornecido pelo município e este repasse ainda não foi feito”, afirmou Iara Leite, assistente social do Trauma.
O PB Agora entrou em contato com a secretaria de saúde do município de Nazarezinho, a secretária Ariadne Pereira nos informou que o material para a realização da cirurgia não é barato e que foi necessário saber quais os produtos ideais para o procedimento, já que várias empresas fabricam. Porém, a secretária garantiu que tudo já foi comprado e que a prefeitura de Nazarezinho aguarda a chegada desse material para efetuar o repasse ao hospital. “Os produtos foram comprados no dia 18 de dezembro e deve chegar neste mês de janeiro”, disse.
O senhor José Fernandes Caetano deve seguir internado no Trauma até a data de realização de sua cirurgia, quando será transferido para o hospital São Vicente de Paulo.
PB Agora