Pacientes oncológicos na Paraíba terão carteira de identificação

PUBLICIDADE

Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (14), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 901/2023, de autoria do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos). A matéria institui a carteira de identificação do paciente oncológico na Paraíba e tem como principal objetivo facilitar o acesso a direitos e benefícios previstos por lei para esse grupo de pessoas no Estado.

“A partir de uma reunião com a presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB, Patrícia Apolinário, tomei conhecimento de uma série de situações que os pacientes oncológicos enfrentam hoje na Paraíba. Essas pessoas já se submetem a um tratamento médico delicado, com uma série de reações e dificuldades. Hoje o paciente com câncer precisa comprovar a doença com a apresentação de uma série de laudos, exames, para ter acesso a alguns direitos já previstos em lei. Tudo que possa ser viabilizado para essas pessoas, é bem-vindo. Acredito que a carteira de identificação do paciente oncológico vai facilitar o acesso à uma série de serviços para esse grupo. Feliz em contribuir com mais um gesto da Assembleia Legislativa em defesa dos pacientes oncológicos no Estado”, destacou o deputado.

De acordo com o texto da matéria, o documento conterá informações básicas do paciente, como nome, foto, CPF, tipo de câncer, data de diagnóstico e assinatura do médico responsável. A carteira do paciente oncológico será emitida pela unidade de saúde onde o paciente realiza o tratamento oncológico e terá validade de cinco anos, podendo ser renovada mediante apresentação do relatório médico atualizado. Se sancionada pelo Poder Executivo, a lei entrará em vigor no prazo de 180 dias após a publicação.

Mandato em defesa da oncologia – O deputado Wilson Filho abraçou a luta dos pacientes oncológicos de maneira mais efetiva, desde que retornou da licença médica, em agosto do ano passado. Foi responsável por promover a Audiência Pública da Oncologia, na ALPB, que antecipou o programa Paraíba Contra o Câncer para a Casa de Epitácio Pessoa e sociedade civil. O parlamentar também é autor do PL 1.930/2024, que garante a gratuidade no transporte intermunicipal para pacientes oncológicos e acompanhantes. A matéria já foi aprovada pela CCJ e deverá entrar em análise no Plenário nos próximos dias.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024