No intuito de disciplinar e atualizar a legislação municipal no que diz respeito aos cemitérios públicos, foi publicada em edição especial do Semanário Oficial a Medida Provisória 08/2021, que regulamenta o funcionamento desses espaços. A publicação é um avanço na transparência do município, uma vez que as últimas leis relacionadas aos cemitérios eram da década de 1990 e não determinavam os serviços oferecidos pela administração municipal na gestão desses locais.
A administração dos cemitérios é de competência da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). No Capítulo 1, em seu Artigo 3º da publicação, constam todos os serviços que devem ser oferecidos pelos cemitérios públicos e privados, além das exigências para funcionamento desses locais. O destaque é para o serviço de cremação, que até então não existia nos cemitérios da Capital e, a partir da publicação, será implementado.
“A legislação tinha um déficit de atualização muito grande e, nesse momento de pandemia, entendemos a urgência de regulamentar o funcionamento e melhorar o serviço oferecido à população. A cremação, por exemplo, que não era realizada aqui, a partir das normas da regulamentação, vamos trabalhar para viabilizar em breve nos cemitérios públicos e os privados ficam autorizados a implementar, dentro do que foi estabelecido”, explicou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.
A regulamentação também disciplina a administração dos jazigos rotatórios e permanentes, a documentação necessária para sepultamentos, critérios e prazos para exumação de corpos, além de determinar a estrutura que deve ser oferecida pelos cemitérios.
Ainda no que diz respeito aos cemitérios privados, a publicação esclarece que esses estão sujeitos à fiscalização dos órgãos municipais, no caso da Sedurb, e todas as exigências estruturais e de atendimento que esses locais precisam oferecer à população. “É por meio da regulamentação que a gente estabelece as normas necessárias para que seja prestado um serviço seguro. A nossa Divisão de Cemitérios está preparada para assegurar o cumprimento de todas as normas e as nossas equipes de fiscalização estão recebendo as orientações necessárias para atuar nesses locais, garantindo o cumprimento da medida”, reforçou o secretário.
Confira a publicação com a Medida Provisória 08/2021: http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/semanariooficial/
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…