Segundo a comissão organizadora, a implantação do ensino de história da África foi uma importante conquista dos educadores e dos movimentos sociais que lutaram e continuam a lutar contra o racismo.
O I Encontro sobre o ensino de História da África – Diagnóstico e Perspectiva será encerrado hoje (23), em Campina Grande, sendo realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Estatudal da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Canpina Grande (UFCG) e da Universidade Federal da paraíba (UFPB). Por todo o dia, haverá palestras, mesas-redondas e minicursos, além de uma festa de encerramento no Centro de Educação (CEDUC) da UEPB, unidade localizada no bairro do Catolé.
De acordo com a comissão organizadora, a implantação do ensino de história da África foi uma importante conquista dos educadores e dos movimentos sociais que lutaram e continuam a lutar contra o racismo e demais práticas excludentes contra a população afro-brasileira. Para eles, o caso da Paraíba não é exceção. Apesar de recente, o ensino da disciplina se encontra implantado no currículo de todos os cursos de história das universidades paraibanas.
O evento é promovido pelos núcleos de estudos afro-brasileiros (NEAB’s) da UEPB, UFCG e UFPB, contando ainda com o apoio das editoras universitárias da UEPB (EDUEPB), UFCG (EDUFCG) e da Unidade Acadêmica de História e Geografia (UFCG)
Africa21digital