A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba aparece com duas cidades entre os 53 municípios brasileiros do país com mais residências vazias do que ocupadas

Levantamento realizado pelo portal UOL, apresentou dados trazidos pelo Censo 2022, onde apresenta cinquenta e três municípios brasileiros têm mais residências desocupadas do que ocupadas. No total, o país tem mais de 5.500 cidades. Dentre essas 53 cidades, aparece dois municípios paraibanos.

A maior parte dos 53 municípios está concentrada no litoral. Nelas, há uma população flutuante — na temporada, como períodos de férias e feriados, o número de pessoas chega a quadruplicar. Na Paraíba aparecem os municípios litorâneos de Pitimbu com 57,8% das residências vazias e Lucena com 57,7% das morarias vazias.

O IBGE contabilizou 18 milhões de residências não ocupadas no Brasil, 87% a mais que na comparação com o Censo 2010. O percentual é mais que o dobro da média geral de residências, que ficou em 34%. O instituto divide as residências vazias em dois tipos: as ocupadas ocasionalmente e as desocupadas de forma permanente. Para o Censo, um domicílio só entra na contagem oficial se efetivamente alguém mora no local. Caso não, mesmo que pessoas passem um tempo lá com frequência, o imóvel é considerado não ocupado.

No caso das 53 cidades com maiores percentuais, todas têm ampla maioria de imóveis ocupados ocasionalmente e são conhecidas por receberem turistas que passam apenas uma temporada. Em muitos estados, há o costume de se manter uma casa de veraneio.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe