Paraíba conquista Selo Prata no programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; secretário Wilson Filho celebra

PUBLICIDADE

A Paraíba celebra uma importante conquista: o estado foi reconhecido com o Selo Prata na premiação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O programa avalia e premia práticas exemplares de alfabetização no Brasil, reforçando o compromisso dos entes federados em garantir o aprendizado das crianças na idade certa. A cerimônia de premiação vai ocorrer em Brasília, nesta quarta-feira (11), reunindo os estados e municípios vencedores.

A solenidade vai distribuir medalhas de ouro, prata e bronze, destacando os esforços de estados e municípios na implementação de políticas públicas de alfabetização. A conquista paraibana reflete um trabalho consolidado de gestão, formação e inclusão, com ações que vêm transformando a educação infantil no estado.

Avanços educacionais na Paraíba – Um dos pilares dessa conquista foi o Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, iniciativa que busca fortalecer o ensino das crianças nos primeiros anos do ensino fundamental, por meio de um regime de colaboração com os municípios. Com isso, o estado tem priorizado a capacitação dos professores, fornecendo formações específicas e promovendo o uso de metodologias modernas e eficazes no processo de alfabetização, além da distribuição de material didático padronizado para estudantes e professores.

Os kits, elaborados de acordo com as diretrizes do programa, incluem livros, cadernos de atividades e recursos pedagógicos que auxiliam no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Essa ação não apenas uniformiza o ensino, mas também garante que as crianças tenham acesso ao conteúdo necessário para seu desenvolvimento pleno.

“O Alfabetiza Mais Paraíba tem sido um marco para o nosso estado. Essa conquista reflete o compromisso dos professores, gestores e famílias com a educação de nossas crianças. Estamos no caminho certo para consolidar uma política educacional de qualidade e inclusiva”, destacou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

O futuro da alfabetização na Paraíba – Com o reconhecimento do Selo Prata, a Paraíba se compromete a continuar avançando. O objetivo é ampliar o alcance do Alfabetiza Mais Paraíba, fortalecer o monitoramento dos indicadores de alfabetização e buscar o Selo Ouro nas próximas edições.

“A premiação é um incentivo, mas o que realmente nos motiva é o impacto que esse trabalho tem na vida das crianças. Queremos garantir que cada estudante tenha as ferramentas necessárias para aprender, crescer e sonhar”, disse o secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – A iniciativa do Governo Federal foi criada para apoiar estados e municípios no cumprimento da meta de alfabetizar todas as crianças até o 2º ano do ensino fundamental. O programa avalia critérios como práticas pedagógicas, gestão educacional e a melhoria dos indicadores de aprendizado, reconhecendo as melhores iniciativas com Selos de Ouro, Prata ou Bronze.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Turismo da Paraíba fatura R$ 91,2 milhões no primeiro semestre deste ano

O turismo na Paraíba está em alta e vive a prospecção de uma alta estação…

11 de dezembro de 2024

Armas de gel: Inmetro alerta e diz que “não é brinquedo”

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) se pronunciou sobre as "batalhas" com…

11 de dezembro de 2024

Paraíba terá Dia D de vacina contra difteria, tétano e coqueluche nesta sexta-feira (13)

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Executiva de…

11 de dezembro de 2024

Idosa internada após ser vítima de incêndio no Sertão não resiste e morre

Uma idosa de 75 anos, vítima de um incêndio na cidade de Mãe d'Água, na…

11 de dezembro de 2024

Governo do Estado inicia pagamento do Abono Natalino e beneficia 669 mil famílias

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), iniciou,…

11 de dezembro de 2024

Lula fará novo procedimento para bloquear sangramento no cérebro, diz boletim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por um novo procedimento para bloquear…

11 de dezembro de 2024