A Paraíba ocupa a 3ª posição entre os Estados do Nordeste no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), promovido pelo Transparência Internacional – um movimento global de combate à corrupção –, ficando atrás de Pernambuco e Ceará.
Com desempenho avaliado como Bom, a Paraíba se posiciona em 11ª colocação em nível nacional no ranking que apresenta pontuação de 0 a 100 para cada estado brasileiro e o Distrito Federal, divulgado nessa terça-feira (5). Os Estados foram avaliados de acordo com 84 critérios divididos em oito segmentos, como Marcos Legais, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Transformação Digital, Comunicação, Participação e Dados Abertos.
Segundo a avaliação, a Paraíba cumpriu boa parte dos requisitos exigidos, apresentando informações consideradas como essenciais para a promoção de integridade e transparência, destacando-se em plataformas, seguido de boa pontuação em políticas participativas, transparência financeira e orçamentária, transformação digital, dados abertos e comunicação.
A avaliação também sugeriu melhorias como ampliação de detalhamento nos dados de emendas parlamentares, obras públicas e concessões de crédito e financiamento.
São plataformas de transparência e de acesso ao cidadão o Portal da Transparência, o Serviço de Informação ao Cidadão, Dados Abertos, Carta de Serviços, Portal da Cidadania, Ouvidoria Geral do Estado, dentre outras, como a página eletrônica oficial do Governo do Estado, e as de cada órgão, onde o cidadão poderá ter acesso a informações específicas.
Todas as informações analisadas e consideradas para avaliação foram coletadas em sites oficiais e nas redes sociais dos órgãos avaliados diretamente por pesquisadores da Transparência Internacional.
O ranking está disponível em: https://indice.transparenciainternacional.org.br/
Veja o ranking dos estados mais transparentes:
- Espírito Santo – 90,4 pontos
- Minas Gerais – 90,0 pontos
- Paraná – 89,0 pontos
- Rondônia – 85,2 pontos
- Goiás – 83,0 pontos
- Rio Grande do Sul – 78,0 pontos
- Santa Catarina – 74,4 pontos
- Distrito Federal – 74,3 pontos
- Pernambuco – 74,3 pontos
- Ceará – 73,6 pontos
- Paraíba – 69,2 pontos
- São Paulo – 67,3 pontos
- Mato Grosso – 65,9 pontos
- Maranhão – 64,7 pontos
- Bahia – 64,5 pontos
- Rio de Janeiro – 61,9 pontos
- Rio Grande do Norte – 61,1 pontos
- Roraima – 59,5 pontos
- Alagoas – 57,8 pontos
- Mato Grosso do Sul – 56,2 pontos
- Amazonas – 56,1 pontos
- Tocantins – 53,0 pontos
- Piauí – 48,8 pontos
- Amapá – 42,5 pontos
- Sergipe – 36,2 pontos
- Pará – 30,5 pontos
- Acre – 26,7 pontos
Da Redação