A Paraíba iniciou, neste mês de janeiro, a pré-estação das chuvas, período marcado por pancadas isoladas e trovoadas, especialmente nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Zona da Mata. A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) emitiu um alerta nesta segunda-feira (06) para a possibilidade de fortes chuvas nessas áreas nas próximas 48 horas, com maior intensidade no Sertão e Alto Sertão.
As pancadas devem ocorrer principalmente no período da tarde e noite, quando o calor acumulado durante o dia favorece a formação de nuvens carregadas.
Embora as chuvas sejam essenciais para a recarga hídrica e o alívio das altas temperaturas, há riscos associados à concentração intensa das precipitações em curtos períodos de tempo. Isso pode provocar alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas vulneráveis.
As chuvas nessa fase inicial também são influenciadas por nuvens carregadas vindas do estado do Ceará, que avançam em direção ao Sertão paraibano.
Nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste, as chuvas mais significativas são esperadas a partir de abril, com maior intensidade entre os meses de maio e julho, período em que a corrente de chuvas no leste do estado se torna mais persistente.
PB Agora
O senador Efraim Filho, presidente do União Brasil na Paraíba, admitiu, durante entrevista à TV…
Secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB) foi protagonista no evento…
Uma eventual candidatura do cantor Gusttavo Lima à sucessão presidencial em 2026 é avaliada como…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo deu início, neste…
A Prefeitura de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (6), o calendário de pagamento do Auxílio…
O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca organizadora do concurso para…