Categorias: Paraíba

PB está entre os melhores lugares para se observar as estrelas afirma especialista; veja a relação dos locais

PUBLICIDADE

O fascínio que os céus exercem sobre a humanidade é inegável, especialmente quando a noite nos aproxima da imensidão do universo. Observar estrelas já é algo intrínseco à nossa vivência, seja pelo aspecto romântico, por orientação ou pela ciência. Afinal, se a nossa natureza nos impele a irmos cada vez mais longe, é difícil não sonhar com a promessa de um firmamento estrelado. Hoje, com a poluição luminosa que domina grandes centros urbanos e mesmo cidades periféricas, torna-se cada vez mais difícil apreciar a beleza do céu noturno por si só. A boa notícia é que ainda existem locais incríveis mundo afora para se observar as estrelas e a Paraíba se enquadra neste cenário.

Poucos sabem, mas a Paraíba é um dos melhores locais a céu aberto para observar objetos astronômicos no Brasil, pois apresenta condições extremamente favoráveis à astronomia, principalmente nas regiões do Cariri ao Alto Sertão. Tanto é que anualmente acontece o Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA) na cidade de Matureia.

Para termos ideia, estudo da Nasa, a agencia espacial americana, revela que só nos Estados Unidos, estima-se que 80% da população vive em áreas onde é impossível visualizar a Via Láctea. No Brasil, a situação não é muito melhor: mesmo observatórios, como o de Itajubá, em Minas Gerais, enfrentam dificuldades devido à forma como a iluminação das cidades é projetada.

Paraíba – O Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA) na cidade de Matureia, é considerado o maior encontro de astrofotografia do país. Todos os estados do Nordeste têm locais favoráveis à astronomia, afastados das grandes cidades, com pouca precipitação e baixa cobertura de nuvens. A Paraíba é privilegiada porque possui grandes áreas assim, a exemplo do Lajedo Pai Mateus, em Cabaceiras; Pedra da Boca, em Araruna; e Pico do Jabre, em Matureia.

O encontro, que acontece desde 2013, é voltado para astrônomos, astrofotógrafos e entusiastas da astronomia. O presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, explica que o evento visa promover a difusão da prática da astrofotografia através da interação entre o público iniciante e os mais experientes na área. “É importante oportunizar a experiência de observar os astros e estrelas pelo telescópio, pois é uma forma de despertar o interesse de novos adeptos e promover o trabalho de divulgação científica da astronomia”, comentou. Confira mais imagens no link: http://www.apapb.org/

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024