Moradores de 21 ruas dos bairros de Tambauzinho e Miramar, em João Pessoa, estão recebendo desde ontem as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em suas casas. A ação emergencial faz parte da Operação B3, de combate ao sarampo, e consiste na visita, de casa em casa, para identificar as pessoas que ainda não foram vacinadas.
Ao todo, 83 mil doses da tríplice viral – que imuniza contra a caxumba, rubéola e sarampo – estão disponíveis na tentativa de bloquear o vírus. “Não pretendemos usar todas, porque grande parte da população foi imunizada na campanha anterior”, esclareceu Júlia Vaz, gerente de Vigilância à Saúde da SMS. Ela garantiu que as doses são suficientes para a ação.
Os casos mais recentes de sarampo foram registrados nestes bairros. “Por isso, o trabalho foi iniciado aqui, já que o vírus ainda pode estar circulando”, explicou. Até agora, a Paraíba contabiliza 43 casos confirmados e 67 estão sob investigação. O último caso foi confirmado em 2 de outubro. Quando as equipes constatam, durante avisita, que alguém na casa ainda não recebeu a vacina, é colocada uma fita verde no portão que sinaliza para esta necessidade. As doses são aplicadas imediatamente.
Diario de Pernambuco