Categorias: Paraíba

Paraíba investiga 11 casos suspeitos de coceira; surto se iniciou em PE em outubro

PUBLICIDADE

Surgindo no vizinho estado de Pernambuco, a coceira preocupa as autoridades sanitárias da Paraíba. O Estado  investiga 11 casos suspeitos de coceira; surto se iniciou em outubro e que  vem se alastrando rapidamente. São cinco casos em João Pessoa, dois em Cajazeiras e um em Alagoa Nova, Caldas Brandão, Campina Grande e Maturéia. Os registros aconteceram entre 25 e 29 de novembro.

Agora a pouco, em entrevista ao PB Agora, o secretário Geraldo Medeiros, manifestou a preocupação com o surto e disse que e SES está investigando os casos suspeitos.
O documento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) fala em “lesões cutâneas a esclarecer” e enumera também os principais sintomas apresentados.

Em todos os casos as pessoas apresentaram prurido, que é o nome técnico para a coceira. Mas há também erupção cutânea em 73% dos casos, mancha vermelha em 55% e dor de garganta em 36%. Outros sintomas registrados em menor número são dor de cabeça, febre, coriza, diarreia, fadiga, irritação ocular, mal estar, náusea e vômito.

O secretário-executivo de Saúde do Governo da Paraíba, o médico Daniel Beltrammi reafirmou que os casos ainda estão sob análise e que novas informações serão dadas assim que possível.

No dia 25, a SES já tinha publicado uma nota técnica com orientações para os profissionais de saúde do estado. O surto em Pernambuco começou em outubro e até o momento já atingiu mais de 200 pessoas do estado vizinho.

O infectologista paraibano Fernando Chagas, diretor do Hospital Clementino Fraga, explicou algumas das características das lesões na pele e não descartou a possibilidade do surto estar relacionado ao uso ivermectina, medicação usada contra a a Covid-19, sem a comprovação científica.
Fernando Chagas disse que o aparecimento desses casos, preocupa as autoridades sanitárias, visto que o tratamento é demorado, e em muitos casos, as lesões reaparecem de forma persistente.

,Ele explicou que as lesões muitas vezes aparecem com “bolhas” mas rapidamente se espalham pelo corpo, com elevação e muita coceira por toda a pele.
O infectologista paraibano Fernando Chagas, diretor do Hospital Clementino Fraga, explicou algumas das características das lesões na pele e não descartou a possibilidade do surto estar relacionado ao uso ivermectina, medicação usada contra a Covid-19, sem a comprovação científica.

SL
PB Agora   

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Conselheira tutelar é alvo de ataque a tiros na Região Metropolitana de João Pessoa; companheiro teria cometido o crime

Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…

23 de novembro de 2024

Divulgados locais de prova para concurso de agentes de saúde em João Pessoa

Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os  locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…

23 de novembro de 2024

Prefeitos paraibanos agradecem a Veneziano destinação de recursos para habitação: “Eita cabeludo para trabalhar”

Prefeitos de várias regiões da Paraíba tem utilizado suas redes sociais para agradecer ao Senador…

23 de novembro de 2024

João Pessoa ganha Portal de Negociações para multas de trânsito; saiba como funciona

A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…

22 de novembro de 2024

Divulgadas datas da Festa da Luz 2025; confira!

A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…

22 de novembro de 2024

Cícero Lucena entrega USF Alto do Mateus reformada e autoriza mais quatro unidades

Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…

22 de novembro de 2024