Categorias: Paraíba

Paraíba lidera ranking dos bons pagadores

PUBLICIDADE

O número de cheques honrados recuou 0,85% em março frente ao mês anterior, em decorrência dos efeitos da crise no orçamento das famílias, informa pesquisa da TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo.

Em todo o país, 96,14% dos cheques emitidos foram honrados no mês. Na comparação com o mês de março de 2008, o volume de cheques honrados cresceu 1,08%.

No ranking por Estado, a Paraíba ficou com a liderança dos cheques honrados com 97,5%. Na sequência aparecem Mato Grosso (97,25%), Goiás (97,21%), Paraná (97,20%), Santa Catarina (97,11%) e interior de São Paulo (97,10%).

Com a redução do crédito no mercado, lojistas buscam alternativas para facilitar vendas aos consumidores. “Como o cheque é um facilitador tanto para o lojista, quanto para o consumidor, ele tem sido usado para atrair a clientela e garantir a lucratividade dos estabelecimentos comerciais”, afirma José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

A empresa aponta que o aumento na inadimplência reflete o cenário econômico de alta no desemprego –segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego na região metropolitana de São Paulo passou de 9,4% em janeiro para 10% em fevereiro, enquanto o rendimento médio real recuou 1,6%.

“Muitos trabalhadores perderam o emprego e alguns comerciantes estão com os fluxos de caixa comprometidos pela instabilidade e redução da oferta de crédito do mercado”, mostra o estudo. “A tendência é de os consumidores priorizarem gastos de primeira necessidade e controlarem os custos”, revela o estudo.
Fraudes

O crescimento do volume de pagamentos com cheques também faz os comerciantes tomarem mais cuidados com fraudes. De acordo com a TeleCheque, o número de fraudes apontou que só 0,18% dos cheques emitidos foram fraudados –uma queda de 18,18% quando comparado com o mês de março de 2007.
A empresa diz que todos devem ficar atentos ao comércio com cheque. “Nunca trocar cheque por dinheiro, não aceitar cheques de terceiros ou rasurados e sempre pedir um documento de identificação do cliente são algumas dessas ações para prevenir a fraude”, diz Neto.

No ranking de fraudes com cheque por Estado, Rio Grande do Norte lidera o ranking (0,48% de cheques fraudados), seguido de São Paulo (0,33%), Ceará (0,26%) e Paraná (0,22%).

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Avião da Latam realiza pouso forçado em Brasília 

Na noite desta quinta-feira (26), um avião da Latam realizou um pouso forçado no Aeroporto…

27 de dezembro de 2024

Polícia Civil prende quatro suspeitos de integrar facção criminosa em Mamanguape

Na manhã desta sexta-feira (27), a Polícia Civil da Paraíba prendeu quatro pessoas durante uma…

27 de dezembro de 2024

Homem é resgatado pela PM em JP após ser sequestrado por facção criminosa por dívida de R$ 30

Na noite dessa terça-feira (26), a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) resgatou um homem em…

27 de dezembro de 2024

Câmara dos Deputados envia ofício ao STF para desbloquear R$ 4,2 bilhões de emendas parlamentares

Na madrugada desta sexta-feira (27), a Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF)…

27 de dezembro de 2024

Arrastão é registrado em restaurante do bairro Expedicionários, em João Pessoa

Na tarde dessa quarta-feira (27), um arrastão foi registrado em um restaurante na Rua Paulino…

27 de dezembro de 2024

PMJP acionará a Justiça para telefônicas fazerem manutenção de pontos de conexão em via pública

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Procuradoria-Geral do Município, acionará judicialmente empresas de…

27 de dezembro de 2024