Em meio à pandemia da covid-19, que já fez milhares de vítimas no Brasil, a 26ª edição do Grito dos Excluídos traz como tema a frase “Vida em Primeiro Lugar”. A manifestação, que tradicionalmente acontece no dia 7 de setembro, traz este ano o lema: “Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”. As manifestações são fruto da mobilização popular e são realizadas em cidades do país.
Em João Pessoa, o evento não contará com as grandes manifestações de rua dos anos anteriores, mas garantirá ações de solidariedade e atividades culturais e artísticas em diversas comunidades de João Pessoa, com doação de cestas básicas, construção de hortas, revitalização de praças, distribuição de sopa e entrega de água sanitária nas comunidades de Timbó, Mangabeira, Aratu, Thiago Nery, Costa Sol e Sonho Verde.
O movimento faz parte de uma construção coletiva, carregada de simbolismo, que busca integrar pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
Além da Paraíba, também vão realizar atividades on line nesta segunda-feira os estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde já aconteceram atividades do chamado Pré-grito e uma programação virtual está sendo planejada para o feriado.
Em Pernambuco, haverá ato de rua no Recife. A concentração está prevista para as 9h do dia 7 de setembro, no Parque Treze de Maio. É obrigatória a prevenção com uso de máscara, álcool em gel e a manutenção do distanciamento entre os manifestantes. Ainda em virtude da pandemia, o percurso do ato será mais curto que o habitual.
No Ceará, também haverá ato de rua. Até o momento, estão confirmadas mobilizações virtuais em oito regiões do estado.
PB Agora
Um acidente de trânsito provocou grande lentidão e congestionamento na BR-230, na extensão do viaduto…
Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…
Hoje (29), o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e o Centro de Dispensação de Medicamentos…
Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…
Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…
Um homem foi assassinado a tiros, na noite de ontem (28), em uma comunidade conhecida…